Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Viana do Castelo: mais eucalipo, não.

Imagem captada aqui.
  • O presidente da Câmara de Viana do Castelo apela ao Ministério da Agricultura para «impor limites à reflorestação de eucaliptos», depois de ter perdido 30% da área florestal do concelho nos incêndios da última semana. «É preciso que, de uma vez por todas, se aposte em espécies autóctones, mais resilientes ao fogo e com menos riscos para a população, para os bombeiros e para o ambiente», sublinhou José Maria Costa, citado pelo Expresso. Como o Ambiente Ondas3 teve ocasião de referir, a autarquia de Arouca também já exigiu medida semelhante.
  • Paga-se mais pelas taxas de saneamento e resíduos indexadas ao preço da água do que o valor pago pelo que se consome, escreve João Paz no Correio dos Açores de 18 de agosto de 2016. Meu caro João Paz, esta fita é a mesma de Espinho. Ora leia.
  • Sabe por que motivo em Espanha, no verão, as faturas de eletricidade são mais altas do que no resto do ano? A Grenpeace explica: (1) O preço grossista da eletricidade varia segundo as tecnologias que a produzem e é estabelecido por um mercado grossista a cada momento; (2) as primeiras fontes de energia a aceder ao mercado grossista são as renováveis porque são mais baratas e a nuclear, que externaliza a maioria dos seus custos ambientais; (3) sendo precisa mais energia, recorre-se depois às centrais a carvão e a gás; (4) todas recebem o mesmo preço estabelecido pelo mercado grossista; (5) quanto menos renováveis forem solicitadas e entrarem no mercado grossista mais necessidade haverá de usar as centrais maios caras e poluentes, como o carvão e o gás; (6) os meses de janeiro, junho e julho são os mais exigentes em termos energéticos; (7) no verão, há menos vento e menos disponibilidade de água nas hidroelétricas, pelo que é necessário comprar mais energia de fontes mais caras; (8) Espanha, campeã de sol, reduziu drasticamente o investimento em centrais solares desde 2012…
  • A Monsanto está a ser processada por não ter levado a cabo testes sobre os ingredientes «inertes» do Roundup, nomeadamente a Polioxietilenamida (POEA). A empresa tinha sido acusada de enganar os consumidores ao dizer que os seus pesticidas são seguros e não provocam o cancro quando sabe que provoca. Project Censored.
  • A súbita subida dos preços de eletricidade no Sul da Austrália sugerem manipulação de mercado, uma vez que a capacidade de produção foi superior à procura. As centrais termo elétricas terão reduzido a sua oferta com o objetivo de provocar a subida dos preços e assim catapultar os seus lucros, denuncia um relatório da GetUp citado pelo The Guardian.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue