quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

APA manda abrir canal para peixes junto da central do Pego

Marinha de Santiago da Fonte, Aveiro. Foto: Armando Ferreira 13dez2015.
  • A Agência Portuguesa do Ambiente instruiu o empreiteiro que está a construir um dique junto da central termoelétrica do Pego, em Abrantes, para garantir um canal que viabilize a circulação de peixes. Lusa. Esta pequena correção foi introduzida após o SOS-Observatório Ambiental do Tejo-Portugal ter avisado que ia avançar com queixas-crime contra a Central do Pego, contra o empreiteiro e contra a Agência Portuguesa do Ambiente, dona da obra, por estar a construir um dique a toda a largura do Tejo sem qualquer passagem para o trânsito de peixes.
  • Evgenios Hamboullas, eleito pelo partido de direita DISY e membro da comissão parlamentar para o Ambiente do Chipe está a ser alvo de muitas críticas por ter postado publicamente, no FB, uma fotografia de um prato que diz ter sido uma delícia: pássaros. Acontece que a sua captura está proibida. Para além de o considerarem provocador, muito críticos acusam-no de violar uma lei que proíbe aquela e outras espécies de pássaros em vias de extinção e sugerem a sua demissão. Entretanto, o DISY já veio desmarcar-se da atitude de Hamboullas, salientando que respeita todas as regras nacionais e europeias em relação à conservação de espécies. A gastronomia baseada em pássaros é um lucrativo negócio negro no Chipre, onde, segundo a Birdlife Cyprus, foram ilegalmente capturados 2 milhões o outono passado para, nos restaurantes serem vendidos a 80 euros a dúzia. As multas de 17 mil euros e as penas de prisão por três anos são raramente aplicadas pela captura e comercialização de pássaros para consumo humano. The Guardian.
  • A barragem de uma represa colapsou no domingo passado e arrasou a estrutura do balneário Ayrton Senna, em Caarapó (284 km de Campo Grande), na região de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A massa de água arrastou instalações e arrancou árvores. Chovia intensamente na região e a estrutura da barragem não suportou a pressão da água. UOL.
  • A China Biodiversity Conservation e a Green Development Foundation acabam de processar a Volkswagen pelo uso de software que manipulava os testes de emissões. Alegam que a VW atuou dessa maneira para contornar as leis chinesas e faturar mais. Reuters.

Sem comentários: