sábado, 31 de outubro de 2015

Onde param 100 mil toneladas de resíduos industriais perigosos?

Algures em Boa Vista, Cabo Verde
  • Só 60% das estimadas 254 mil toneladas de resíduos perigosos produzidas em Portugal estão a entrar nos centros de recuperação, valorização e eliminação criados no governo de Durão Barroso (2002-2004) como solução alternativa à co-incineração, então defendida por José Sócrates, secretário-geral do PS. 100 mil toneladas de resíduos industriais perigosos desaparecem todos os anos em Portugal. Uma parte substancial pode estar a ser desclassificada para resíduos não perigosos com a intenção de tornar mais barato o tratamento de resíduos, sugere Manuel Simões, director-geral da Ecodeal, citado pelo Jornal de Negócios.
  • Veja onde estão as invasoras em Portugal. Os avistamentos são submetidos por voluntários que colocam no mapa as plantas invasoras que encontraram. Após a sua validação, os avistamentos tornam-se visíveis no mapa.
  • A contaminação luminosa da região metropolitana de Madrid aumentou 50% entre 2000 e 2012, alertam investigadores da Universidad Complutense. El País.
  • A colocação de montes de pedras ao longo de percursos de montanha está a colocar as autoridades escocesas à beira de um ataque de nervos. Tudo porque esta modinha estúpida descarateriza a paisagem, desorienta caminheiros e, por vezes, esconde fezes. Foi, por isso, declarada guerra total à sua existência. A paisagem não seve ser perturbada, ponto final.
  • O Dr. Jonathan Lundgren, cientista do ministério da Agricultura dos EUA, foi suspenso por duas semanas por ter publicado um relatório manuscrito não aprovado numa revista científica acerca dos impactos negativos de inseticidas de tipo neonicotinoide sobre a borboleta-monarca e antes do estudo ter sido apresentado a um painel científico. Colegas e amigos do cientista consideram a medida um ato de censura pelo facto de terem sido revelados dados inconvenientes e nada abonatórios para a indústria agroquímica, nomeadamente provas de os os neonicotinoide exterminam abelhas e outros agentes polinizadores. Common Dreams.
  • A Monsanto prepara o encerramento de 3 centros de pesquisa e desenvolvimento de transgénicos e agroquímicos. Reuters.
  • Defender a floresta de madeireiros ilegais com telemóveis? Sim, é possível. Topher White mostra como. Youtube (9:34)
  • Os programas de televisão sobre vida selvagem pouco ou nada fizeram pela conservação, admite Martin Hughes-Games, apresentador da BBC. Criou-se uma forma de entretenimento, não um estímulo para a conservação, sublinha. The Guardian.

Sem comentários: