- «Exige-se, igualmente, que o Governo respeite os compromissos assumidos pelo Estado português no âmbito da União Bancária, e assegure uma participação ativa e construtiva na negociação da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, de modo a melhorar as condições de competitividade dos produtos portugueses nos mercados norte-americanos.» Discurso do presidente da República na tomada de posse do governo. DEconómico. Participar ativa e construtivamente na negociação da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento? Como, se até agora está a ser negociado no maior dos segredos?
- «Peter David Boone tem no currículo todos os pergaminhos académicos: doutorado em Harvard, é membro sénior de algumas das instituições mais cotadas no campo da economia, como a London School of Economics. O prestígio bastou-lhe para ser levado a sério. Colaborador em blogues e jornais, escreveu em 2010 uma série de artigos sobre a dívida portuguesa que tinham um único objetivo: provocar a desvalorização dos títulos da dívida, aumentando assim a taxa de juro das obrigações. Porquê? Porque isso daria a Boone centenas de milhar de euros de lucro. O caso foi conhecido agora, porque o Ministério Público acusa-o do crime de manipulação de mercado e exige a devolução ao Estado português dos mais de 800 mil euros que ganhou com esta operação. Mas a realidade não é nova nem é uma surpresa. Em abril de 2011, quatro docentes universitários portugueses fizeram uma queixa ao Ministério Público, solicitando a abertura de um inquérito às agências de rating (como a Moodys, Standard & Poor’s e Fitch), as mesmas para as quais Boone trabalhava. O processo acabou por ser arquivado (…)» José Soeiro, Os criminosos – Expresso 30out2015.
- «(…) Da mesma maneira que prefiro os cidadões do Presidente da República aos cidadãos, tão rude, das pessoas que possuem a instrução primária completa. Há pessoas a quem falta a quarta classe para acabarem o curso e há por aí uma universidade privada que compreendeu isto na perfeição. Saber mudar o pneu de um automóvel é o bastante para ser engenheiro mecânico e portanto admito que o dr. Relvas se tenha tornado dr. com o exame de uma só cadeira. Para o que ele faz na vida chega e sobeja: viver bem. E viver bem não exige, evidentemente, estudos. Exige apenas, básicopraticamente, olhinhos, e do que Portugal necessita é de cidadões com olhinhos (…)» António Lobo Antunes, Básicopraticamente – Visão 30out2015.
- Aguiar Branco diz que há uma conspiração de secretaria para tornar 3 derrotados em 1 vencedor. Expresso. Recorde-se que foi este mesmo Aguiar Branco que esteve envolvido na trapalhada da detenção de um colega por fotografar o carro mal estacionado do ministro.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
domingo, 1 de novembro de 2015
Bico calado
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário