Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Jacintos afogam margens do Cávado

Rio Cávado.
  • Os jacintos de água regressaram em força às margens do Cávado, com graves consequências para a qualidade da água e para a flora e fauna local. Os extensos tapetes que formam fazem com que a luz incidente seja reduzida, diminuindo assim a qualidade da vida aquática, levando em muitos casos à eutrofização. Por outro lado, causam impedimento à navegação e o entupimento de canais, dificultando o uso piscícola e recreativo do rio. A Quercus já solicitou ao Ministério do Ambiente e ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que preceda a ações de combate continuadas para  a erradicação desta infestante.
  • A Áustria e a Itália informaram a União Europeia de que não vão permitir o cultivo de transgénicos nos seus territórios. A Irlanda do Norte, a Lituânia, a França, a Grécia e a Letónia já tinham tomado idêntica atitude. A Alemanha e a Escócia preparam-se para fazer o mesmo. Sustainable Pulse.
  • O Reino Unido, a França e a Alemanha estão a ser acusados de hipocrisia por exigirem agora investigações sobre o escândalo da Volkswagen depois de se saber que, apenas 4 meses antes deste mesmo escândalo, fizeram lóbi nos bastidores da Comsão Europeia para que houvesse «buracos» propositados nos procedimentos dos testes de emissões poluentes de forma a poderem ser manipulados. OS «buracos» não só aumentariam as emissões de CO2 do mundo real dos automóveis novos para 110g de CO2 por Km - bem acima do limite da UE - mas também aumentariam as contas de combustível para os automobilistas em 140 euros por ano, segundo a T & E. The Guardian.
  • Baleias-jubarte foram vistas no rio Columbia, perto do porto de Astoria, no Oregon, a 14 milhas da foz, no Pacífico. Procuravam comida. O El Niño é apontado como fenomeno responsável, levando os animais a procurar comida próximo da costa. HP.
  • Milhares de tartarugas foram literalmente impedidas de desovar numa praia da Costa Rica. Tudo porque uma horda de turistas arrogantes, idiotas, imbecis, ignorantes (podem completar a lista por ordem alfabética) tudo fizeram para tal: desde tocar-lhes a colocarem crianças nas suas costas. The NYTimes.
  • Singapura fecha escolas primárias e secundárias por causa do agravamento da poluição. Reuters.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue