segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Seca espreita Ibiza

Imagem retirada daqui.
  • Há turistas que ignoram as proibições e acedem a pé ao Castelo de Almourol. A água existe, mas o Tejo está esquecido por parte do poder político, queixa-se Rui Constantino, vice-presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha: «Estará nos transvases e guardada nas barragens, para produção de energia e por uma visão meramente economicista, em prejuízo do desenvolvimento turístico e de boas condições ambientais em torno do rio». Sapo24. Esta estória faz-me lembrar à que o Ambiente Ondas3 se referiu há pouco tempo:  «E que tal fazer Madrid-Lisboa por rio? Antonio de la Rosa fê-lo em 19 dias. Os 911 Km entre Buitrago de Lozoya e a Praça do Comércio foram feitos em cima de de uma prancha de surf e com um remo. O que mais o chocou foi a contaminação das águas do rio, sobretudo em Castilla-La Mancha e o reduzido caudal em algumas partes do percurso.»
  • Ainda continua a pensar que Ibiza é um paraíso turístico? Olhe que a coisa anda feia por lá. A água não chega para as necessidades básicas. Tudo por causa de uma prolongada seca, do esgotamento de mananciais salinizados e uma gestão ineficaz de infraestruturas. Por exemplo, a dessalinadora de San José, quando funciona, debita água com níveis de cloro 7 vezes superiores ao valor máximo legalmente permitido. Por isso, é impossível fazer espuma com o sabão ao tomar duche e fazer espuma com a pasta de dentes. Por isso, até 15 de setembro as torneiras nos chuveiros de praia estarão fechadas e não haverá rega dos jardins públicos, rotundas e campos de jogos.  Acrescente-se que a ETAR de Vila, feita em 1985, verte água contaminada para o mar, com níveis de sólidos em suspensão 6 vezes superiores aos permitidos. El Mundo.
  • Uma manifestação contra a acumulação de lixo nas ruas de Beirut degenerou em cenas de violência, registando-se 100 feridos entre ´manifestantes e polícias. El País.
  • O município de Josephine, Oregon, já avisou que vai haver mão pesada se a Monsanto e a Syngenta teimarem a avançar com cultivos transgénicos no seu território. Todos os agricultores que tiverem tido cultivos transgénicos terão de, até 4 de setembro, identificar-se e identificar a(s) suas propriedade(s) perante o Sherif e apresentar um plano da sua eliminação. Mail Tribune.
  • Em praias mexicanas, patrulhas do exército guardam os ovos das tartarugas Lepidochelys olivacea. Assim se defende uma espécie em extinção. The LadBible.
  • Uma enorme explosão destruiu uma fábrica de produtos químicos, matando uma pessoa e ferindo 9. Aconteceu em Huantai, Shandong. Esta é a segunda explosão em fábrticas de produtos químicos que acontece na china nas 2 últimas semanas. Reuters.

Sem comentários: