Gerês. Foto: Fernando Vilarinho 10mai2015.
- Os fiordes são excelentes cemitérios de carbono, revela uma investigação liderada por Candida Savage, da New Zealand's University of Otago, segundo a qual, anualmente, cerca de 18 milhões de toneladas de carbono são absorvidas pelos fiordes. Como são compridos, profundos e estreitos, os fiordes têm baixos índices de oxigénio, o que favorece a acumulação de sedimentos ricos em carbono.
- Uma nova tecnologia aplicada à superfície de uma ciclovia numa extensão de 70 metros superou as expetativas na produção de energia. Testada durante 6 meses em Krommenie, nos arredores de Amsterdão, os paineis produziram mais de 3,000kwh, o suficiente para fornecer eletricidade a uma pessoa durante um ano. «Se pensarmos em termos anuais, podemos calcular em mais de 70kwh por metro quadrado e por ano«, diz Sten de Wit da SolaRoad.
- Há celebridades norte-americanas que ignoram a seca que aflige a Califórnia e não respeitam os apelos das autoridades para pouparem água. A denúncia é do insuspeito New York Post de 9mai2015.
- Um derrame de óleo ocorreu no rio Hudson na sequência do incêndio e explosão de um transformador na central nuclear de Indian Point, a norte da cidade de e New York. O governador Cuomo já tinha, há tempos, sugerido o encerramento desta central...
- O fitoplâncton do Ártico pode amplificar o aquecimento no pólo norte, sugere um estudo coordenado por Jong-Yeon Park, do Max Planck Institute for Meteorology em Hamburg, Alemanha. Tudo porque, à medida que o Ártico continua a aquecer e a perder a sua cobertura de gelo, a área de fitoplâncton aumenta, retendo mais luz solar e provavelmente amplificando o aquecimento do Ártico em 20%. O argumento é que a água do mar mais azul e escura absorve mais sol do que as águas geladas mais claras e, como as temperaturas sobem e o gelo funde, mais calor é retito, o que provoca mais aquecimento no oceano.
- Cidadãos ajudam a prever o avanço da morte súbita do carvalho, sublinha o projeto SOD Blitz, coordenado por Matteo Garbelotto e Ross Meentemeyer, respetivamente da University of California, Berkeley, e da North Carolina State University. A morte súbita do carvalho tem dizimado centenas de milhar de exemplares na Califórnia e a conjugação de esforços de muitos voluntários permitiu a recolha de dados em tempo recorde e a custos muito reduzidos necessários para a criação de um modelo que prevê a presença do agente patogénico da morte súbita do carvalho, Phytophthora ramorum.
- Belize prepara-se para licenciar a extração de gás e petróleo ao largo da costa. Há gente a alertar para os mais que certos danos sobre a famoso Great Blue Hole, onde está o segundo maior recife de corais do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário