Algures no Soajo. Foto: Zé David/Caminheiros do Oeste30dez2014.
- A Plataforma Salvar o Tua intentou uma Ação Administrativa Especial contra a Agência Portuguesa do Ambiente pela aprovação da linha de muito alta tensão que a EDP propõe para ligar a barragem de Foz Tua à rede elétrica nacional. “Indo avante, os territórios durienses serão rasgados por corredores de segurança desflorestados e por torres metálicas até 68 metros, quase a altura da Torre dos Clérigos, no Porto, ou do tabuleiro da Ponte 25 de Abril, que liga Lisboa a Almada”, refere o de imprensa da Plataforma que integra as associações AAVRT, ALDEIA, COAGRET, FAPAS, GAIA, GEOTA, LPN, Quercus, Quinta dos Murças e SPEA.
- Como carruagens do metropolitano de New York acabaram no fundo do Atlântico.
- A subida do nível das águas do mar está a reduzir drasticamente o território ocupado pelos índios da United Houma Nation, nos bayous do sul da Louisiana. Não são apenas as terras que estão a desaparecer. Uma série de plantas também, inclusive plantas medicinais utilizadas por eles. Há já quem pense em abandonar a zona e migrar para norte.
- A tubaria do gás natural que abastece Boston já é tão antiga e já tem tanta fissura que permite fugas de cerca de 2,7%, o que representa uma perda de 90 milhões de dólares por ano, calor que não chega a 200 mil casas.
- "Smog Is Coming", publicado em junho passado, é um romance que trata de fraude e de burocracia e do seu impacto na poluição do ar. A carreira de Li Chunyuan inspirou a sua ficção, cujas cenas e personagens emergem da sua própria profissão de diretor da Agência de Proteção Ambiental da cidade de Langfang. Escrito em apenas três meses, o romance descreve um ladrão que aproveita o nevoeiro noturno, que ofusca as câmaras de segurança, para encobrir os seus assaltos. «É mais fácil passar a mensagem através de um romance do que através de palestras chatas» , diz Li. «Quero transmitir às pessoas a importância da proteção ambiental e dar-lhes as bases científicas e legais que estão por trás do nevoeiro e da poluição. Quero também realçar os esforços e os sacrifícios que trabalhadores de base fazem para proteger o nosso ambiente e as dificuldades que têm de enfrentar», acrescenta. Narrado segundo o ponto de vista de um consultor para adefesa do ambiente, o romance desenvolve-se em quatro capítulos. Embora os quatro capítulos girem à volta das rotinas de outros tantos protagonistas, eles interligam-se na medida em que as personagens secundárias movimentam-se entre eles, revelando uma imensa teia que interliga questões escaldantes como a poluição, a burocracia e a fraude.
Sem comentários:
Enviar um comentário