Imagem retirada daqui.
- Portugal conseguiu um aumento de 18% nas suas quotas de pesca. Todos batem palmas, desde Assunção Cristas ao secretário-geral da Associação dos Armadores das Pescas Industriais, pelo êxito que dizem ter sido histórico. Por isso, logo de manhã, um locutor de rádio soletrou um pequeno texto sugerindo o lançamento de uma vaga de publicidade com vista ao aumento do consumo do carapau, o campeão da quota. Viva o mar, viva o Natal, viva Portugal. Como Assunção Cristas se fartou de usar o termo “estribado” quando entrevistada acerca desta vitória, fui assaltado por uma visão fulgurante: Cristas, qual atlética amazona de cabelos ao vento, cavalgando um cavalo alado sobre o atântico bravo. Aliás Assunção Cristas deve ter caído no goto dos nossos vizinhos espanhóis que até parecem considerá-la espanhola porque colocaram uma fotografia sua a acompanhar uma notícia que apenas fala de Espanha.
- Os municípios açorianos gastam anualmente 1,7 milhões com a iluminação pública nos seus territórios. A fatura agravou-se há 2 anos quando a EDA, a elétrica açoriana, extinguiu a tarifa de iluminação pública e, em simultâneo, o IVA da electricidade subiu para os 18%. Entretanto, mantem-se o diferendo entre as autarquias e a EDA relativamente ao pagamento de direitos de passagem da rede. Por outro lado, o parlamento açoriano rejeitou uma proposta de Aníbal Pires (CDU) no sentido de reduzir em 10% os custos da eletricidade nos Açores.
- O Pacote Europeu do Ar e o Pacote dos Resíduos foram iniciativas que Jean-Claude Juncker retirou da agenda ambiental de 2015. Os ambientalistas estão preocupados. Percebem agora por que motivo subscrevi a posição assumida por Antonio Ruiz de Elvira, catedrático de Física Aplicada da Universidad de Alcalá de Henares, Madrid de que a recente cimeira climática de Lima foi fraca e ineficaz?
- O estado de New York vai proibir a controversa tecnologia da fraturação hidráulica por causa dos riscos que representa para a saúde pública.
- Centenas de famílias sofrem de envenenamento por chumbo perto de uma ribeira em Kanchanaburi, uma província na zona ocidental da Tailândia. Em 1998 a Lead Concentrates encerrou uma mina naquela zona mas não a descontaminou, tendo sido multada em 125 mil dólares em 2013.
1 comentário:
Os ministros das pescas dos 28 Estados-Membros estabeleceram os totais admissíveis de captura para 2015, sendo, em diversos casos, superiores ao recomendado nos pareceres científicos e que contradizem a Política Comum das Pescas reformada.
http://www.pewtrusts.org/pt/about/news-room/news/2014/12/17/eu-fisheries-council-sets-catch-limits-higher-than-the-scientific-advice
Por isso Assunção Cristas e o secretário-geral da Associação dos Armadores das Pescas Industriais estavam tão felizes e tão contentes.
http://onda7.blogspot.pt/2014/12/portugal-pode-apanhar-mais-18-de-peixe.html
Enviar um comentário