domingo, 12 de janeiro de 2014

Poeira de cimento sobre Alhandra


Ambiente, Ondas3, elefante
  • Algumas zonas de Alhandra voltaram a aparecer cobertas de poeira de cimento. A Cimpor diz que foi um acidente pontual. 
  • A Radio Disney de Ohio, patrocinada pela Ohio Oil e pelo Gas Energy Education Program, promoveu, durante algum tempo, o conceito de fraturação hidráulica em dezenas de escolas primárias do Ohio como sendo uma tecnologia altamente benéfica. O programa foi abandonado após vários protestos de pais e a recolha de 80 mil assinaturas para uma petição para acabar com um programa que defendia uma tecnologia responsável por sismos e contaminação de lençóis freáticos.
  • O Maine é o segundo estado norte-americano a exigir a rotulagem dos produtos que incluem alimentos transgénicos.
  • A baía de Guanabara encontra-se muito poluída, o que levanta preocupações para as equipas de atletas olímpicos que treinam na zona. Há quem diga que, a 30 meses dos Jogos Olímpicos, conseguir tratar 80% dos esgotos locais seja uma ideia demasiado otimista. Ao lado, a praia do Botafogo, tem águas impróprias para nadar e não foi por acaso que em 2013 não conseguiu uma única avaliação positiva, diz a BBC.
  • Um elefante morreu e causou a consternação geral dos paquidermes, tratadores e guardas do parque nacional de Kaziranga, na Índia. Chamava-se Joyraj, morreu com 73 anos, já aposentado, tendo vivido 65 no parque, onde se tornou famoso por ser o maior, por ter participado em ações contra a caça furtiva e em operações de resgate de animais durante cheias, por ter transportando turistas e funcionários em campanhas de census, por ter liderado cortejos em festivais de paquidermes e por ter resolvido conflitos entre elefantes em períodos de acasalamento.

Sem comentários: