- Os Açores vão ter mais dois centros de interpretação ambiental: Serra de Santa em Bárbara, na Terceira e na Pedreira do Campo, em Santa Maria.
- Cerca de 30 mil pessoas desceram às ruas de Berlim, exigindo uma agricultura mais sustentável e de mais respeito para com o ambiente e protestando contra a negociação do acordo de livre-comércio entre Estados Unidos e União Europeia, atualmente em curso. Os manifestantes criticaram as condições de criação dos animais, os transgénicos e a concentração de terras agrícolas nas mãos de grandes investidores e reivindicaram uma alimentação de melhor qualidade, um apoio mais ativo aos jovens agricultores e à agricultura biológica, além de pedirem a erradicação da fome no mundo.
- Jose Bove prometeu ajudar as comunidades britânicas na luta contra a fraturação hidráulica da francesa Total.
- Neil Young conseguiu angariar mais de 75 mil dólares para ajudar a luta dos índios da Athabasca Chipewyan First Nation, em Alberta, contra a expansão da mina de Jackpine, de onde a Shell quer extrair petróleo de areias betuminosas.
- O Pakistão está a instalar uma central solar de 1.8MW no edifício do seu Parlamento, em Islamabad. O patrocínio é do governo chinês.
- No Perú, os agricultores enfrentam os efeitos das alterações climáticas com algumas técnicas herdadas da civilização Inca. Para além da construção e manutenção das levadas e dos reservatórios, introduziram o boi pardo suíço, que suporta melhor o calor e a sede do que, por exemplo, o llama, e estão a restaurar pastagens e florestas em encostas erodidas.
- Já viu um passeio de parque ou de jardim auto-iluminado à noite? Andri Antoniades tornou isso possível e a sua tecnologia já está a ser usada na Califórnia, em Inglaterra e na Holanda. Trata-se de um spray que é aplicado, por exemplo, sobre alcatrão. Contam-se milagres sobre esta tecnologia, desde a poupança de energia, à redução da criminalidade, à ausência de poluição luminosa, mas só vendo para crer.
Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Mais 2 centros de interpretação ambiental nos Açores
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário