Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

75% dos municípios ainda não elaboraram planos de manutenção da rede de abastecimento de água e esgotos

Ambiente, Ondas3, Montanha, Neve
Foto: Peter Mooney
  • A maioria dos autarcas da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes (Vinhais, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso) está contra a privatização da água porque isso irá triplicar o preço atualmente cobrado aos munícipes. Apenas os presidentes da Câmara de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Mirandela apoiam a privatização. Vagamente relacionado: um ano após o início da obrigatoriedade de elaborar planos de manutenção da rede de abastecimento de água e saneamento, apenas um quarto do território nacional já dispõe de planos, alerta Helena Alegre, do LNEC. 3/4 dos autarcas portugueses devem andar a ocupar o tempo com outras coisas que consideram mais importantes, mais vistosas, mais mediáticas. Os esgotos não se vêem, não dão votos, e quando rebentam, a culpa é sempre do presidente anterior.
  • O Agrupamento de Escolas Serafim Leite foi um dos 3 vencedores do “Prémio Escolar Montepio”. O Projeto “Serafim Leite sustentável” assenta em três eixos de sustentabilidade: energia (enfoque nos leds), património (repositório de vídeos sobre o património industrial e edição de um livro coletivo) e ambiente (Bio horta tecnológica).
  • O aeroclube ilegalmente instalado nas antigas salinas da povoação do Arelho, na margem nascente da Lagoa de Óbidos, vai ter de se mudar por não ser compatível com os objetivos de protecção ecológica e ambiental de áreas integradas na REN. 
  • Muitos agricultores norte-americanos estão a interpor ações judiciais contra a Monsanto com o objetivo de não só defenderem as suas sementes da contaminação dos cultivos da gigante dos transgénicos por alegada mas também de se defenderem a si mesmos perante eventuais acusações, por parte da Monsanto, da violação de patentes.
  • Centenas de japoneses sofreram vómitos, diarreia e dores instestinais após a ingestão de pizzas e croquetes produzidos pela Aglifoods, filial da gigante de gelados Maruha Nichiro, contaminados com um pesticida.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue