Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Falta óleo alimentar usado para reciclar

Foto: Sofia Mooney.
  • As empresas portuguesas que produzem biodiesel a partir de óleos alimentares usados queixam-se da falta de matéria-prima para reciclar, vendo-se obrigadas a procurá-la noutros mercados. O encaminhamento do óleo usado para destinos não licenciados e mercados paralelos, bem como o elevado escoamento deste resíduo para Espanha, tem levado ao encerramento de muitas empresas licenciadas. Quercus.
  • A poderosa indústria automóvel alemã avisou os países europeus que reduzirá a produção de veículos nesses países a menos que eles apoiem medidas que façam aligeirar as regras de emissões de carbono. Portugal terá sido um dos países chantageados, tudo em nome dos 78 mil milhões de euros que recebu da comunidade europeia, em especial da Alemanha. Reuters.
  • Vinte e duas mil pessoas morreram prematuramente por causa das emissões produzidas pelas maiores centrais térmicas a carvão na União Europeia em 2010, alerta a Greenpeace citando um estudo da Universidade de Stuttgart. Resumo em castelhano.
  • Nas matas da Guiné-Bissau há pessoas a cortar madeira contra a vontade das populações, e o resultado é um autêntico desastre ecológico, alerta Bocar Seidi, da organização ambientalista Adecol. Lusa/Público.
  • O projeto N’hambita, desenvolvido na província moçambicana de Sofala desde 2003, tinha por objetivo a venda de créditos de carbono através da plantação de árvores. Financiado pela Comissão Europeia, o projeto falhou, lamenta a FERN e os Friends of the Earth franceses. A Envirotrade, que coordenou o projeto, vendeu os créditos muito baratos e alegou aumentos das despesas para não fazer investimentos previstos nas contrapartidas. REDD Monitor. Mais pormenores sobre este projeto, em língua portuguesa.
  • Singapura exigiu à Indonésia informações sobre mapas de concessões e nomes de empresas agrícolas responsáveis pelo abate de florestas e queima de árvores para dar lugar a plantações de palma para produção de óleo. Tudo porque sofre a pior poluição em 16 anos, a maior parte da qual proveniente dos fumos das queimadas dos industriais do óleo de palma. Reuters.
Share:

1 comments:

OLima disse...

Falta óleo alimentar usado para reciclar - Vão ser realizadas “inspecções sistemáticas” às empresas que fazem a recolha de óleos alimentares usados para reciclagem. A revelação foi feita à Renascença pelo inspector-geral do Ambiente, Pedro Duro, depois da Quercus ter exigido maior fiscalização no sector.
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=111478

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue