sábado, 9 de março de 2013

O betão tem mais força que a razão


  • Na Madeira, o betão tem mais força que a razão. Três anos após as cheias de 20 de fevereiro, que arrasaram a freguesia da Tabua, começaram as obras de canalização da ribeira, valendo tudo, inclusive o estrangulamento da sua foz em 4 metros. Fénix do Atlântico. E ninguém vai preso? ninguém vai parar a um hospital psiquiátrico?
  • Continua adiado o início da construção de um hotel na Frente Mar da Madalena do Mar, Madeira. Anunciado em agosto de 2011, a menos de dois meses das eleições regionais, o projeto parece não estimular a ousadia, a coragem, a loucura de construtores. Eles sabem muito bem que aquilo está em leito de cheia da Ribeira da Madalena, que o local, segundo Raimundo Quintal, foi completamente arrasado pelas aluviões de 31 de Dezembro de 1939 e 15 de Outubro de 1945 e que, recentemente, o caudal da ribeira e a ondulação de sudoeste causaram estragos nos equipamentos de apoio à zona balnear. Fénix do Atlântico.
  • O Brasil enfrenta uma infestação sem precedentes de lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e de lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) em lavouras de milho GM. Agricultores, técnicos e empresas de transgénicos divergem sobre as possíveis causas do problema. Uns dizem que tudo se deve ao desenvolvimento de resistência às toxinas. Os agricultores foram obrigados a pulverizar o milho com os inseticidas convencionais  que as variedades transgênicas prometiam substituir. Resultado: aumento do custo de produção e maior risco ambiental. Mesmo com cinco ou seis aplicações,  não conseguiram conter ou reduzir o problema. Pratos Limpos.
  • Abelhas alimentadas com solução de sucrose com cafeina lembram-se muito melhor dos cheiros das flores, revela uma pesquisa publicada pela revista Science.
  • Uma das melhores infografias sobre as alterações climáticas. Grist.

Sem comentários: