domingo, 18 de novembro de 2012

Foi um sucesso a ação de limpeza do fundo marinho do porto de pesca da Horta


  • Foi um sucesso a ação de limpeza do fundo marinho do porto de pesca da Horta, considerou Frederico Cardigos, Diretor Regional dos Assuntos do Mar. Integrada nas celebrações do Dia Nacional do Mar, a ação contou com a participação de mais de 80 voluntários que recolheram 1.500 quilos de vidro, 350 quilos de material de pesca, 100 quilos de pneus e 60 quilos de plásticos.
  • O preço da eletricidade aumentou 22% em 2012, a maior subida de sempre, somando o normal agravamento das tarifas à passagem da taxa de IVA de 6% para 23%. O problema é que a escalada dos preços não vai parar. Não é por acaso que já há muitas lojas a vender cada vez mais candeeiros de petróleo.
  • Sábado, 24 novembro, 16h00, Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, Porto (Rua Gonçalo Cristóvão, 187-2.º, junto ao edifício do JN): apresentação fotográfica comentada da preciosa flora do litoral de Vila do Conde, que inclui várias plantas ameaçadas e outras endémicas de distribuição restrita. Herdeira da histórica Reserva Ornitológica de Mindelo, a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde foi criada em Outubro de 2009 pela Assembleia Metropolitana do Porto. Desde então nada foi feito para contrariar o estado de abandono e de efectiva desprotecção dessa valiosa área natural. 
  • Os automobilistas britânicos tendem a conduzir de maneira mais amigável para com o Ambiente do que as automobilistas, sugere uma sondagem da Enterprise Rent-A-Car divulgada pela Click Green.
  • A siderúrgica da alemã ThyssenKrupp no Rio de Janeiro, desde que foi inaugurada há seis anos, polui a vizinhança com emissões de pó de grafite que provoca alergias, distúrbios respiratórios e irritações de pele. A empresa admite que o pó de grafite tem origem no seu processo de produção e pede desculpa aos vizinhos. A empresa foi recentemente punida pelas autoridades ambientais fluminenses com uma multa de 10,5 milhões de reais e condenada a plantar 15 mil árvores ao longo da Avenida João 23. DW.
  • Uma fuga de petróleo ocorrida na plataforma da Exxon Mobil em Akwa Ibom, no delta do Niger evoluiu para um derrame que se estende, pelo menos, por 20 milhas. Reuters.
  • Cerca de 3.000 pessoas protestaram junto da central nuclear de Yeonggwang, no sudoeste da Coreia do Sul. Em causa está a falta de segurança registada na sequência de várias avarias que mantêm 3 dos 6 reatores desativados. Terra.
  • Em situações de seca, há plantas cujas raízes formam alianças com micróbios que conseguem promover o crescimento da planta, revelam investigadores da universidade de Milão.

Sem comentários: