Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

UCRÂNIA: EMPRESÁRIO E EX-MINISTRO DA JUSTIÇA E DA ENERGIA PRESOS POR CORRUPÇÃO NA ENERGIA NUCLEAR

  • Escândalo nuclear na Ucrânia: empresário Timur Mindich e ex-ministro da Justiça e da Energia Herman Valeriiovych Halushchenko presos por corrupção de 100 milhões de dólares, com envolvimento da Energoatom. O dinheiro da guerra e das centrais nucleares acabou num paraíso fiscal. Recorde-se que em novembro de 2025, o Parlamento ucraniano votara pela destituição de Halushchenko das suas funções governamentais. A 15 de fevereiro, Halushchenko foi preso por agentes anticorrupção quando tentava fugir para a Polónia. O ex-ministro, outrora muito poderoso, foi acusado de lavagem de dinheiro e participação numa organização criminosa. Ele é suspeito de ter transferido dezenas de milhões de dólares para o exterior em nome do "assessor" de Zelensky, Timur Mindich, que fugiu para Israel em novembro de 2025, poucas horas antes de os agentes anticorrupção pudessem prendê-lo. As transferências do dinheiro para um fundo na ilha de Anguilla (território ultramarino autónomo do Reino Unido), dirigido por um cidadão das Seychelles e de São Cristóvão e Nevis. Para ocultar o seu envolvimento, foram constituídas duas empresas nas Ilhas Marshall e integradas na estrutura de um fundo fiduciário registado em São Cristóvão e Nevis. A ex-mulher e os quatro filhos do ex-funcionário foram indicados como beneficiários das empresas. Estas empresas tornaram-se «investidoras» no fundo (através da compra das suas ações), enquanto os membros da organização criminosa, agindo no interesse do suspeito, começaram a efetuar transferências para as contas do fundo abertas em três bancos suíços. Fonte.
  • Tony Blair: O fóssil que luta contra o vento em todas as frentes. O que Tony Blair ganha ao atacar os preços da energia eólica, que agora são mais baixos do que o preço geral de mercado? Ole Petter Pedersen, Recharge.
  • Ao meio-dia, os preços baixam. Um excesso de energia produzida em todo o Texas, em grande parte devido à frota solar e eólica do estado, sinaliza que é um bom momento para comprar. É então que 500 baterias, que antes alimentavam os veículos elétricos da General Motors, são recarregadas. As baterias, agora em sua segunda carreira, são mantidas em contentores de malha de aço escalonados, alimentados por eletricidade enviada por quilómetros e quilómetros de linhas de transmissão até chegar a um local a leste de San Antonio. Então, à medida que a produção de energia renovável em todo o estado diminui à medida que a noite dá lugar à manhã e o Texas começa a extrair mais energia de combustíveis fósseis descartáveis, essas baterias de veículos elétricos ‘aposentadas’ podem vender energia de volta à rede elétrica do estado quando o preço for adequado. O projeto de baterias de 24 megawatts-hora é o primeiro local online no Texas para a B2U Storage Solutions, uma empresa sediada na Califórnia. A empresa planeia conectar mais três locais de baterias à rede do Texas, elevando a capacidade total para 100 megawatts-hora de armazenamento em todo o Texas. A empresa estima que seja energia suficiente para abastecer cerca de 3.300 residências por dia. Fonte.
  • Silencioso, confortável e com baixas emissões: como este ferry ‘voador’ está a transformar as vias navegáveis de Estocolmo. Fonte.
  • Glifosato pulverizado por avião nos campos de coca na Colômbia, a mando dos EUA. Fonte.
  • Afirmações de que a IA pode ajudar a resolver as questões climáticas são descartadas como greenwashing, sugere um relatório recente.

Sem comentários: