Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

INGLATERRA: 11% DAS NOVAS CASAS CONSTRUÍDAS EM ZONAS DE RISCO DE INUNDAÇÕES ENTRE 2022 E 2024

  • 11% das 396.602 novas casas construídas em Inglaterra entre 2022 e 2024 foram construídas em áreas de risco médio ou alto de inundações, enquanto mais de um quarto apresentam algum risco de inundações, revela uma análise da seguradora Aviva. Uma análise anterior da seguradora tinha mostrado que uma em cada 13 novas casas fora construída em zonas de risco de inundações na década até 2022. A Aviva alerta que as novas casas que estão a ser construídas em áreas de risco de inundações não são elegíveis para o programa Flood Re, que torna o seguro acessível e disponível para famílias que vivem em áreas de alto risco. A ex-presidente da Agência Ambiental, e agora presidente da ClientEarth e da London Climate Resilience Review, Emma Howard Boyd, avisou que construir casas em zonas de risco de inundações era «um escândalo futuro à espera de acontecer». Fonte.
  • Na Austrália do Sul, o preço grossista da eletricidade caiu no quarto trimestre de 2025 para 37 dólares australianos por megawatt-hora (o que equivaleria a 26,22 dólares americanos). Esse é o preço grossista de eletricidade mais baixo de todo o continente australiano. Isso equivale a 2,6 cêntimos de dólar por quilowatt-hora. A razão pela qual o preço é tão baixo é porque a Austrália do Sul tem muita energia eólica, solar e de baterias. O custo médio da eletricidade nos EUA é de aproximadamente 17 centavos por quilowatt-hora, porque é gerada principalmente por combustíveis fósseis caros, poluentes e prejudiciais ao planeta. Fonte.
  • O carro da empresa beneficia principalmente os executivos seniores e os homens, de acordo com um estudo do Forum Vies Mobiles. Caro para o Estado, ele não é nem social nem ecológico. Via Reporterre.
  • As vendas de veículos elétricos disparam com a proibição da importação de carros a combustível fóssil pela Etiópia. O país está a aproveitar a energia hidroelétrica barata e os veículos elétricos chineses para abandonar o motor de combustão interna. Fonte.
  • Depois que mais de 240 milhões de galões de esgoto terem sido despejados no rio Potomac após a ruptura de um tubo em janeiro passado, os políticos estão lançando campanhas de limpeza e atirando a culpa uns nos outros. O Potomac Interceptor, é uma linha de esgoto da DC Water, uma concessionária de água e saneamento que serve Washington, D.C., os condados de Montgomery e Prince George, em Maryland, e os condados de Fairfax e Loudoun, na Virgínia. Fonte.
  • As alterações climáticas estão a afetar o nosso café: os dias de calor extremo disparam nas plantações de café em todo o mundo. Uma análise científica da Climate Central revela que os principais países produtores de café já sofrem 57 dias adicionais de calor extremo por ano, o que ameaça a colheita, dispara o preço do grão e coloca em risco o abastecimento da variedade Arábica. Via Climática.
  • Java, uma das maiores ilhas da Indonésia, corre o risco de afundar devido à subida do nível do mar, colocando em risco milhões de pessoas na costa. Fonte.

Sem comentários: