- Na manhã de domingo, 26 de Outubro, 3 apoiantes do Climáximo invadiram a Meia Maratona da EDP, empresa de combustíveis fósseis, acusando-a de “tentar lavar a sua imagem através de um evento desportivo quando, na realidade, é uma empresa diretamente responsável pelas mortes e desalojamentos forçados frutos da crise climática que esta empresa provoca conscientemente”. Os três manifestantes sentaram-se perto da meta final segurando cartazes que enunciavam frases como “Verão mais quente e seco dos últimos 94 anos”. Fonte.
- Taxa de lixo aumentou 540% em dez anos. Os custos acabam por chegar às famílias porque a taxa de resíduos é incluída nas faturas da água, sem distinguir quem faz ou não separação do lixo. O Estado arrecadou cerca de 16 milhões de euros em impostos sobre o lixo em 2014. Em 2023, as receitas ultrapassaram os 100 milhões. O aumento da taxa é justificado como uma forma de incentivar a redução de resíduos e promover a reciclagem. Porém, a produção de resíduos em Portugal não tem parado de crescer. São geradas cerca de cinco milhões de toneladas por ano, o que equivale a 517 quilos de lixo por habitante. Mais de metade segue para aterro, muito acima da meta europeia de 10% até 2035. Fonte.
- O exército israelita permitiu a transferência de grandes quantidades de resíduos e detritos de construção dos colonatos adjacentes à Faixa de Gaza para o enclave palestiniano. Fonte.
- A gentrificação climática já chegou a Espanha. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário