- A Câmara Municipal de Águeda reforçou a sua capacidade de intervenção ambiental no controlo e remoção dos jacintos-de-água na Pateira de Fermentelos, com a aquisição de uma nova ceifeira aquática de última geração. O novo equipamento permite recolher sete vezes mais jacintos do que a antiga. Fabricada nos Países Baixos e adquirida por cerca de 800 mil euros, conta com um financiamento de 700 mil euros do Fundo Ambiental e reafirma o compromisso do Município de Águeda com a proteção dos recursos naturais. Com 16,65 metros de comprimento, 4,75 metros de largura e uma capacidade de carga de 6.500 kg de biomassa (cerca de 18 m³), a Conver MC106 combina sistemas de corte, recolha e descarga automática, permitindo maior rapidez, eficiência e sustentabilidade na remoção das plantas invasoras. A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, partilhada pelos concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro, sendo Águeda o único Município que trata e combate os jacintos-de-água. Fonte.
- O rio Cértima, em Águeda, está a ser reabilitado e valorizado através da remoção e controlo de espécies invasoras aquáticas e recuperação de rombos e reabilitação de margens. As intervenções estão a decorrer ao longo de cerca de 5 quilómetros, entre a ponte do Parque Ribeirinho e a entrada da Pateira de Fermentelos (Espinhel). Fonte.
- Uma investigação anual revela que cerca de 21% dos 249 locais de natação em Nova Gales do Sul, na Austrália, receberam classificações de «má» ou «muito má» em relação à qualidade da água. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário