Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 27 de setembro de 2025

FRANÇA: REFINARIA EM ZONA INUNDÁVEL CONSIDERADA DE INTERESSE NACIONAL NAS VÉSPERAS DA QUEDA DO GOVERNO

Visualização do projeto Emme em Parempuyre (Gironde), numa zona inundável a poucos metros das margens do rio Garonne. 
© JDS Architects.
  • Uma refinaria de cobalto e níquel para a fabricação de baterias para carros elétricos está sendo projetada às margens do rio Garonne, numa zona inundável, perto de Bordéus. Os moradores e políticos preocupados não podem opôr-se à instalação, classificada de alto risco, pois ela foi considerada de «interesse nacional majestoso» pelo Estado três dias antes da queda do governo de François Bayrou. Fonte.
  • Cientistas do Departamento da Água da Agência de Proteção Ambiental, que garante a segurança da água potável, receberam instruções de funcionários da administração Trump para interromper a publicação de pesquisas em curso. Funcionários do gabinete de pesquisa da agência disseram ao Washington Post que foram convocados para uma reunião pública esta semana e informados de que os seus estudos estariam sujeitos a um novo processo de revisão, uma mudança que, segundo eles, foi ordenada por nomeados políticos. Fonte.
  • Lítio, cobalto, níquel e cobre, minerais necessários para a transição energética, extraídos nos países do Sul, são monopolizados pelos ultra-ricos ocidentais, denuncia a Oxfam. «As dinâmicas que geraram o colonialismo histórico ressurgem sob novas formas com a transição ecológica», escrevem os autores. Algumas empresas, como a Tesla e a TotalEnergies, são as campeãs desse colonialismo verde. Fonte.
  • Mais de metade das povoações costeiras mundiais estão a recuar para o interior para evitar a subida do nível do mar. Fonte.

Sem comentários: