Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 8 de julho de 2025

OVAR: FLORESTA VAI PERDER 40 HECTARES PARA EXPANSÃO DE FÁBRICA DE ESPUMA

RTP/A Prova dos Factos.
  • Ovar vai perder perto de 40 hectares de floresta. A maioria será para a expansão de uma empresa industrial de espuma. A população contesta este projeto e o novo Plano de Gestão Florestal, que prevê o corte total de pinheiros em 360 hectares. Uma reportagem do programa A Prova dos Factos, que pode ser vista a partir do minuto 11:15.
  • O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, prepara-se para autorizar a construção de uma residência universitária de luxo, no Lumiar. Isto implica o abate de 157 árvores, das 249 ali existentes. Porém, o terreno está qualificado, no PDM, como 'Espaço de Uso Especial de Equipamentos Consolidado'. "É uma zona de equipamentos e não pode ser de habitação. Existem ali escolas, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas e a CRINABEL, cooperativa de solidariedade social", explica, João Ferreira, vereador do PCP e candidato da CDU à câmara da capital, que se opõe ao novo projeto. A residência universitária é composta por três blocos, com piscina e cerca de 700 estúdios e quartos. João Ferreira acusa: "Para contornar o PDM, inventaram uma ligação entre os três edifícios, pela cave, dizendo que assim é um edifício único." Foi pedido um parecer à Direção do Ambiente, que veio negativo. O arvoredo e a impermeabilização dos solos são os motivos do chumbo. "É mais um exemplo de uma ocupação desregulada do solo e de um grande abate de árvores", prossegue o vereador do PCP. Fonte.
  • Cerca de 1000 banhistas por dia poderão utilizar três zonas balneares no rio Sena, em Paris. A abertura seguiu-se a um vasto programa de limpeza acelerado pela utilização do rio como local dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, depois de as pessoas que regularmente nadavam no rio de forma ilegal terem feito pressão para que fosse transformado. Foram investidos cerca de 1,4 mil milhões de euros no projeto, incluindo a ligação de mais de 20 000 casas ao sistema de esgotos (cujos resíduos eram até então despejados diretamente no Sena), a melhoria das instalações de tratamento de águas e a construção de reservatórios de armazenamento de águas pluviais de dimensão equivalente a 20 piscinas olímpicas, para evitar o transbordamento das águas residuais durante as tempestades. Fonte.
  • O diquato, substância ativa utilizada para substituir o glifosato no Roundup e noutros herbicidas, pode matar as bactérias intestinais e danificar os órgãos de várias formas, segundo uma nova investigação. É comercializado em Portugal pela Sapec. CUIDADO!

Sem comentários: