Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 22 de junho de 2025

ÍLHAVO: REFORÇO DE CORDÃO DUNAR EM 700 METROS

Praia da Costa Nova, Ílhavo. Foto partilhada por Vitor Cruz (Paramotor).
  • A Costa Nova vai ser alvo de intervenção com vista à proteção do seu cordão dunar ao longo 700 metros. Ainda sem datas de execução, a intervenção vai conjugar alimentação artificial da praia com remoção de esporões obsoletos e com requalificação e relocalização de passadiços. A alimentação artificial da praia será feita através do aproveitamento de inertes provenientes das dragagens de manutenção do Porto de Aveiro. Fonte.
  • As empresas de eletricidade que operam em Espanha ganharam 2.149 milhões de euros em 2024, a um ritmo de quase um quarto de milhão de euros por hora, segundo o relatório elaborado pela Papernest, que cita "dados inéditos obtidos junto do Ministério do Comércio sobre as exportações de eletricidade nas últimas três décadas" (o relatório abrange este período). O fluxo destas receitas é irregular, salientam, mas existem alguns picos muito significativos, como o registado em 2022, quando as exportações atingiram 6,55 mil milhões de euros. Fonte.
  • Investigadores espanhóis afirmam que as caixas-ninho em centrais fotovoltaicas são frequentemente utilizadas de forma a fazer "greenwashing". Os investigadores espanhóis alertaram para o facto de haver caixas colocadas em locais inadequados, instaladas incorretamente ou sem monitorização pós-instalação. Fonte.
  • “O turismo é um dos principais fatores que contribuem para as alterações climáticas. A nível mundial, o turismo contribui com cerca de 8% do total de emissões de carbono de várias atividades, como voos de avião, passeios de barco, consumo local, lembranças e alojamento. O turismo é responsável por mais de cinco por cento das emissões globais de gases com efeito de estufa, sendo os transportes responsáveis por 90 por cento deste total. Os viajantes mais abastados de países com rendimentos elevados são os principais contribuintes para esta pegada de carbono. Além disso, prevê-se que as emissões totais de CO2 provenientes do turismo aumentem pelo menos 25% até 2030, em comparação com os níveis de 2016. Outros impactos ecológicos significativos da indústria do turismo incluem o esgotamento dos recursos naturais e dos recursos hídricos, a degradação dos solos, a poluição com meios de transporte, a poluição sonora, os resíduos sólidos e a deposição de lixo, os problemas de esgotos, a perda de habitats e a poluição estética.” Dr Natasha Chassagne, Medium.
  • Naomi Oreskes: "O negacionismo climático não é ignorância, é negócio". Em "O Grande Mito", a autora traça a forma como as empresas e os lóbis manipularam o discurso público, os media e até as universidades durante mais de um século. "Muito do que vemos hoje não é ideologia coerente, mas pura ganância", argumenta. Fonte.

Sem comentários: