Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

CIDADES A NÃO VISITAR EM 2025


  • Lisboa faz parte da lista de cidades/sítios a não visitar em 2025. As outras cidades/sítios a evitar: North Coast 500 (Escócia), Bali (Indonésia), Koh Samui (Tailândia), Monte Everest, Ilhas Virgens Britânicas, Kerala (Índia), Quioto e Tóquio (Japão), e Oaxaca (México). Motivo: o excesso de turistas impacta negativamente sobre a qualidade de vida dos residentes locais. Fonte.
  • O rio Ave sofreu descargas poluentes na freguesia de Pedome, Vila nova de Famalicão. A origem da descarga poluente terá sido industrial e proveniente de uma empresa localizada na Rua Caminho Real. Fonte.
  • As vendas da Tesla em janeiro caíram 63% em França, o segundo maior mercado da União Europeia para veículos eléctricos. Fonte.
  • Os mais altos níveis do governo, até ao gabinete de Emmanuel Macron, ajudaram conscientemente a Nestlé a filtrar ilegalmente a sua água engarrafada, acrescentando às investigações jornalísticas publicadas em 2024 pelo Le Monde e pela Radio France, e mais tarde pelo Mediapart, segundo as quais o grupo Nestlé tinha cometido uma fraude durante quinze anos, vendendo água engarrafada não conforme. Notas ministeriais, trocas de e-mails, resultados de amostras sanitárias, relatórios de inspeção das fábricas da multinacional, etc. Dezenas de documentos mostram que "o executivo favoreceu os interesses da Nestlé em detrimento dos consumidores, permitindo que o grupo suíço continuasse a comercializar uma água que sabia não só não estar em conformidade com a regulamentação, como também representar um risco para a saúde", como salienta Le Monde. Via Reporterre.
  • Vestígios de mexilhões raros, sensíveis à poluição e que se pensava estarem em vias de extinção em França, foram descobertos no Sena, em Paris, aumentando a esperança de que os esforços de limpeza do rio que corta a capital francesa possam estar a ser bem sucedidos. Fonte.
  • Um incêndio na Refinaria Martinez enviou centenas de quilos de dióxido de enxofre para o ar, obrigando a ordens de abrigo no norte da Califórnia. Seis pessoas foram hospitalizadas. Historial de incidentes na Martinez Refinery Co: 2024: Acordo de 4,5 milhões de dólares por despejar águas residuais em pântanos; 2023: Flaring causa incêndio na relva; 2023: O coque de petróleo deu origem a ações judiciais; 2022: Mais de 20 toneladas de resíduos tóxicos cobriram os bairros; 2021: Ordenada a reduzir a poluição atmosférica em 70%. Fonte.
  • Levantamento indica aumento nas condenações por crimes ambientais, mas baixa execução, com apenas 5% de indemnizações quitadas e sem garantia de aplicação de recursos na Amazónia. Via ClimaInfo.
  • O G7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA) comprometeu-se em 2016 a eliminar todos os subsídios aos combustíveis fósseis até 2025. Mas o relatório mostra que, em vez de reduzir os subsídios, todos os países do G7, com exceção de um, pagaram mais aos produtores de combustíveis fósseis em 2023 do que pagavam quando o compromisso foi assumido. No total, os subsídios aumentaram 15% desde 2016, para um total de 1,36 biliões de dólares (1,32 biliões de euros) em 2023. Fonte.

Sem comentários: