Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

BICO CALADO

 Joe Piette/flickr/cc/Common Dreams

  • A Amnistia Internacional considera que a recepção pelos EUA do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, procurado pelo Tribunal Penal Internacional sob a acusação de ter cometido crimes de guerra e crimes contra a humanidade, revela o desprezo americano pela justiça internacional. Fonte.
  • A Amnistia Internacional acusa o Canadá de exploração laboral dos trabalhadores migrantes. Programa de vistos temporários permite abusar de trabalhadores migrantes, tratando-os como descartáveis.
  • As forças de ocupação israelitas demoliram duas casas e dez estruturas agrícolas em Salfit, Hebron e Jericó pertencentes a cidadãos palestinianos na Cisjordânia ocupada. Posteriormente, as forças israelitas arrasaram um outro pavilhão agrícola no norte da cidade de Kafr Ad-Dik. Oito estruturas agrícolas e pecuárias foram arrasadas no campo de refugiados de Aqabat Jabr, a sul de Jericó. Fonte.
  • A Google levanta a proibição de utilizar a sua tecnologia Al para armas e vigilância. Em 2018, a Google publicou princípios que impediam que a sua tecnologia Al fosse utilizada para fins sensíveis. Semanas após o início do segundo mandato do Presidente Donald Trump, essas diretrizes estão a ser revistas. Fonte.
  • "Não acho que as pessoas devam voltar para Gaza. Penso que Gaza tem sido muito azarada para eles. Espero que possamos fazer algo realmente agradável, realmente bom, para que não queiram regressar. Quem é que quereria regressar? Só conheceram a morte e a destruição. Os EUA vão apoderar-se da Faixa de Gaza, e também vamos fazer um bom trabalho com ela. Seremos os proprietários e responsáveis pelo desmantelamento de todas as bombas perigosas não deflagradas e de outras armas existentes no local, pela terraplanagem do local e pela eliminação dos edifícios destruídos. Vamos lançar um desenvolvimento económico que proporcionará um número ilimitado de empregos e habitações para a população da região. Toda a gente com quem falei adora a ideia de os EUA serem donos desse pedaço de terra.” Trump entrevistado aquando da visita de Netanyahu À Casa Branca. Via Caitlin Johnstone.
  • “Um foragido do Tribunal Penal Internacional e um condenado com pena suspensa para exercer o mandato, conluiaram-se contra o direito, a ética e a decência num mundo que ameaça desmoronar-se. Há em Trump o empreiteiro que negoceia terrenos, e o ditador que, tal como Hitler, está determinado a conquistar o espaço vital para dominar o mundo, indiferente às vidas e aspirações das populações. Depois do Canadá e da Gronelândia, quer agora a Faixa de Gaza, de preferência sem os autóctones, certo de que um território deserto de gente é um oásis de paz. A Casa Branca tornou-se a sede da Internacional Fascista Mundial com os ex-aliados dos EUA aturdidos e com medo de que lhes reserve vagas em Guantánamo. E há quem abane a cauda, as orelhas e o resto perante o Imperador.Carlos Esperança.
  • Mudar o nome do Golfo do México não é motivo de riso, mas parte de uma tomada de poder imperialista dos EUA. Michelle Ellner e Melissa Garriga, Dissident Voice.
  • As vendas da Tesla caíram cerca de 13% em toda a Europa em 2024, mas até agora, este ano, a escala do problema é muito maior. Em França, as vendas de novos Teslas caíram 63%, enquanto as vendas totais de automóveis no país caíram apenas 6%, com as vendas de veículos elétricos a caírem apenas meio por cento. Fonte.
  • Será mesmo um golpe de Estado? Joyce Vance, Substack.

Sem comentários: