Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 18 de janeiro de 2025

VILA FRANCA DE XIRA: MORADORES LIMPAM VALA DE DRENAGEM

  • Moradores da Avenida Infante Dom Pedro, em Alverca do Ribatejo, limparam uma vala de drenagem nas traseiras das suas casas para prevenirem novas inundações. O problema subsiste sempre que ocorrem chuvadas fortes, que coincidem com a maré alta, a rua junto à estação inunda-se e a água entra pelas traseiras das habitações. Os moradores das casas mais baixas chegam a ter água até aos joelhos, e os utentes da estação enfrentam o mesmo cenário para apanhar o comboio. O problema é antigo, mas nunca foi resolvido. A vala traz água que não é de Alverca, mas de um emissário que vem do Sobralinho. Traz água não tratada misturada com águas pluviais. Fonte.
  • Pedro Bingre do Amaral avisa que a possibilidade de reclassificação de terrenos rústicos em urbanos é contraditória com os planos governamentais de reordenar a floresta, para prevenir fogos rurais, ao permitir a construção dispersa. “Neste momento, já com a construção dispersa que nós temos no nosso território, para as faixas de gestão de combustível, é uma tarefa inglória, agora ainda vamos ter de nos ver com a perspetiva de mais construção dispersa. Isto complica ainda mais”. Fonte.
  • 43 projetos de armazenamento de energia foram aprovados para financiamento de 100 milhões de euros. FonteA Iberdrola é campeã. Mas a Galp, a Navigator e a Celbi não andam longe. E há duas empresas com a mesma sede e com o mesmo capital social (25 euros): a Boavista Sun Cernache, Unipessoal Lda e a Sun Rio Seco, Unipessoal Lda. João Talone, ex-CEO da EDP, também recebe da bazuca através da Hyperion Renewables Cavaleira Lda.
  • O governo da Namíbia concedeu licenças de prospeção de urânio a várias empresas mineiras ao longo de um sistema aquífero, e essas minas irão provavelmente contaminar o sistema com metais que causam cancro e outras doenças graves. O sistema aquífero subterrâneo Stampriet Transboundary Aquifer System tem o tamanho da Áustria, estendendo-se por 87.000 km² através da Namíbia, África do Sul e Botsuana. Abastece 50.000 pessoas com água suficientemente pura para beber e é a sua única fonte de água. Fonte.

Sem comentários: