segunda-feira, 14 de outubro de 2024

ALGARVE: CRUDE INTERDITA DUAS PRAIAS

Lusa/Sapo

  • As praias de Cabanas Velhas e da Boca do Rio, em Vila do Bispo, no Algarve, foram interditas a banhos, devido ao derrame de crude com impacto nas águas. As autoridades competentes investigam a ocorrência. Fonte.
  • A Zero considerou a proposta de Orçamento do Estado como muito negativa em termos de sustentabilidade ambiental e climática, elogiando apenas algumas medidas na área da floresta e o alargamento do passe jovem. “A proposta do Governo não tem a ambição necessária face à necessidade urgente de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, de travar o contínuo aumento da produção de resíduos, de promover uma gestão sustentável dos recursos hídricos e de adotar um modelo de agricultura que contribua para a restauração da natureza e a coesão social”, diz a Zero. O OE nada refere sobre a taxa de embalagens de plástico colocadas no mercado. Há uma contribuição europeia que é paga desde 2022 e que já custou 578 milhões de euros e parece que o Governo “considera aceitável” que seja o OE a pagar 205,6 milhões de euros em 2025 em vez de pagar esse valor quem introduz essas embalagens no mercado, diz a associação. Fonte.
  • A área com extração ilegal de madeira na Amazônia aumentou 19% em um ano. Fonte.
  • A ExxonMobil processou o governo holandês pela sua decisão de 2018 de reduzir a produção de gás em Groningen, após anos de terramotos ligados à extração. O pedido de indemnização do gigante petrolífero, que poderá ascender a milhares de milhões de euros, parece ter sido motivado pela recente mudança de governo, uma vez que Mark Rutte, que foi primeiro-ministro liberal durante 14 anos, foi destituído após uma viragem à direita nas eleições de 2023. Fonte.
  • Uma falha na aplicação de meteorologia da BBC levou a previsões absurdas, como ventos de 14.408 mph em Maidenhead e 404C em Nottingham. A BBC pediu desculpa, alegando um erro de terceiros. Fonte.

Sem comentários: