Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

MADEIRA: INCÊNDIO POUPOU FLORESTA LAURISSILVA?

HOMEM DE GOUVEIA/ Lusa/Expresso

  • O Governo Regional da Madeira assegurou que a floresta Laurissilva não foi atingida pelo incêndio que lavra há 7 dias na zona sul da ilha da Madeira e remeteu um balanço da área ardida para mais tarde. A garantia do Governo Regional da Madeira vem ao encontro das declarações feitas também à Lusa na segunda-feira pelo professor universitário e ex-presidente da associação Quercus Hélder Spínola, que indicou que as chamas não deveriam ameaçar a Laurissilva. FonteVentura diz que desastre da gestão dos fogos é bom motivo para Albuquerque sair. Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, volta à ilha de Porto Santo para continuar férias em cenário de crise ambiental. Polícia de Segurança Pública bloqueia exclusivamente o acesso da comunicação social às zonas incendiadas. Imagens do incêndio de agosto de 2016
  • Deriva urbanística algarvia continua: 2000 casas ilegais no Vale da Telha. O novo plano garante os “direitos adquiridos” aos proprietários e passa uma borracha sobre os erros do passado. Público 20ago2024. O crime compensou, mais uma vez.
  • No Dubai, inundações devastadoras foram causadas pela sementeira de nuvens? Há já algum tempo que o Dubai tem vindo a recorrer à sementeira de nuvens para criar chuva e tornar a sua experiência turística mais agradável. Uma delas é pulverizar iodeto de prata ou outro produto químico semelhante nas nuvens a partir de aviões tripulados. Outra consiste em disparar foguetes de sal que atraem a água a partir de aviões para nuvens cumuliformes quentes. Uma terceira é fazer com que os drones enviem cargas elétricas para as nuvens. A ideia é fazer com que as gotículas de água se combinem. As gotículas combinadas podem tornar-se demasiado pesadas para serem transportadas pelas correntes ascendentes de formação de nuvens, caso em que se precipitam como gotas de chuva. Infelizmente, em abril passado, a região sofreu grandes inundações. Caiu quase o equivalente a um ano de chuva num único período de 24 horas. 21 pessoas morreram e os responsáveis pela chuva foram os primeiros a ser culpados. Fonte.
  • A China aprovou a construção de 11 novos reatores nucleares. Fonte.

Sem comentários: