Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 7 de janeiro de 2024

AVEIRO: PONTE-AÇUDE NO BAIXO VOUGA LAGUNAR PODE FAZER DESAPARECER O SÁVEL, A ENGUIA E A LAMPREIA

Foto: Diário de Aveiro

  • Ponte-açude fará desaparecer o sável, as enguias e lampreias e inúmeros postos de trabalho no Baixo Vouga Lagunar. Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro fala em catástrofe para o setor caso o projeto não seja corrigido. O projeto foi concebido com comportas de guilhotina cuja abertura se processa de baixo para cima. A própria força da água irá impedir que o sável e a lampreia subam o rio para irem desovar, pois que nunca terão força suficiente para ultrapassar as comportas no sentido jusante-montante. A associação defende que seja replicada a solução implementada no Rio Mondego, na zona de Coimbra, isto é, que sejam construídas várias passagens de peixes. Rui Cunha, Diário de Aveiro.
  • Infraestruturas de Portugal deita abaixo 1400 árvores no Parque Natural Sintra Cascais. Expresso.
  • As formas subtis com que o lóbi nuclear manipula os media corporativos. Exemplo: KISHA CLUBS do Japão. Paul Richards, Nuclear News. Funcionam como carteis. Video.
  • Uma estação de reciclagem em Youngstown, Ohio, teria transformado toneladas de pneus em gás sintético, mas as autoridades locais disseram que não tão rápido, decretando uma moratória de um ano depois que a EPA ter levantado múltiplas objeções de justiça ambiental, desde ar tóxico até resíduos perigosos. James Bruggers, ICN.

Sem comentários: