sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Regatas só com bilhete de ida?

  • No último fim de semana de outubro, dezenas de barcos partiram para as Antilhas para participar nas regatas Transat Jacques Vabre e Mini Transat. Os media cobrem a corrida e milhões de pessoas seguem-na. A viagem de regresso destes barcos é menos divulgada. No final da regata, uma grande parte dos veleiros é embarcada em navios de carga poluentes para regressar à Europa. Hortense Chauvin, Reporterre. ATUALIZAÇÂO: A frota de 90 barcos da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre interrompeu acorrida durante a passagem da tempestade Ciarán, devendo recomeçá-la na segunda-feira.

  • Numa aldeia de Ardèche, a Família Missionária de Notre-Dame quer a todo custo construir uma megaigreja, o que implica betonizar 1,5 hectares de terreno. Apesar dos apelos do Papa para um despertar ecológico. Pauline de Deus, Reporterre.

  • Bosch investe 106 milhões de dólares em fábrica de bombas de calor com propano como refrigerante em Ovar. PV Magazine.
  • Uma plataforma de grupos de segurança e verdes apelou à UE para acabar com as lacunas que permitem a venda de picapes perigosas de estilo americano na Europa. Transport&Environment.
  • A reguladora nuclear do Japão aprovou o prolongamento do funcionamento de dois reatores nucleares envelhecidos na central de Sendai, em Kagoshima. Esta decisão eleva para 6 o número de reatores japoneses cujo funcionamento foi prolongado para além dos 40 anos. Os outros 4 são os reatores n.º 1 e n.º 2 da central nuclear de Takahama e o reator n.º 3 da central de Mihama - todos em Fukui - bem como o reator n.º 2 da central de Tokai, em Ibaraki. NNHK.

Sem comentários: