Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 23 de setembro de 2023

Ontário: primeiro-ministro reverte decisão de abrir reserva natural a empreendimentos

  • O primeiro-ministro do Ontário, Doug Ford, anunciou que irá reverter a decisão de seu governo de abrir uma reserva natural aos empreendedores. O anúncio ocorre depois de um segundo ministro se ter demitido na sequência da polémica do Greenbelt. Um editorial do Toronto Star considera que ‘o primeiro-ministro fez o inevitável’, e que ‘não há redenção em fazer a coisa certa apenas sob extrema pressão e depois de esgotadas todas as desculpas. Ford causou danos enormes, talvez irreparáveis, à sua credibilidade e ao seu governo.’ O seu apoio aos investimentos no Greenbelt não foi um erro. ‘Chamar isso de erro implica inadvertência. Pelo contrário, a sua aposta no Greenbelt foi uma decisão consciente de reverter um compromisso anterior que tinha assumido com os cidadãos de não abrir a zona protegida ao desenvolvimento. Ele fez isso não por erro ou ignorância, mas porque pensou que poderia escapar impune.’ É que pairava no ar um ‘perturbador cheiro a corrupção’, aliás confirmada por duas investigações que provaram ter havido favorecimento a investidores.
  • A polícia alemã colabora há muito tempo com a gigante energética RWE para impor a catástrofe ecológica. Andrea Brock, The Conversation.
  • A Pemex explora combustíveis fósseis com dinheiro de bancos internacionais. Emilio Godoy, IPS
  • Dois profissionais de relações públicas da Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi (Adnoc) estão a fornecer apoio adicional à equipa que dirige a Cop28. Philip Robinson e Paloma Berenguer têm 28 anos de experiência combinados na indústria de combustíveis fósseis, tendo ambos trabalhado para a Shell antes de integrar na Adnoc. Ben Stockton, The Guardian.

Sem comentários: