terça-feira, 29 de agosto de 2023

Espanha: lixeira atrai ornitólogos

  •  “(...) Constância tem do maior e do mais pequeno da herança portuguesa. Na outra margem do Tejo, o mais pequeno, uma enorme fábrica, a arrasar a paisagem, chaminés, descargas de uma das mais poluidoras indústrias do país, dos senhores dos eucaliptos que espremem ouro verde e sai dinheiro a alimentar gerações de elites, incultas, os velhos e os novos ricos de Pereira a Fernandes e companhia. (...)” Miguel Szymanski.
  • Um homem de 63 anos provocou um incêndio florestal na Régua quando tentava eliminar um enxame de abelhas, com recurso a papéis e isqueiro, e o fogo se descontrolou, informa a GNR. O Comando Territorial de Vila Real refere que, desde o início do ano, foram identificados 34 suspeitos de incêndios florestais na sua área de intervenção, dos quais 10 foram detidos em flagrante. Lusa/Agroportal. A ser verdade, será duplamente criminoso.
  • Consulta pública até 9 de outubro: Conjunto Turístico daPraia dos Moinhos, Alcochete. O projeto compreende dois empreendimentos: Apartamentos Turísticos com capacidade para 690 camas e Estabelecimento Hoteleiro com 300 camas, perfazendo uma capacidade total de 990 camas. Os terrenos constituem as antigas secas de bacalhau, nomeadamente as instalações da Pescal e da SNAB, e confrontam a Norte com uma zona de areais de praia e da Praia dos Moinhos respetivamente, sendo delimitados a sul por uma via local que se desenvolve ao longo da área das Salinas do Samouco.
  • Um imenso depósito de lixo no sul de Espanha atrai ornitólogos, à medida que milhares de cegonhas, milhafres-pretos e abutres fazem escala para se alimentarem de resíduos alimentares antes de iniciarem a sua viagem através do Estreito de Gibraltar. Stephen Burgen, The Guardian.
  • Asterion Industrial Partners, o maior fundo de capital de risco e infraestruturas de Espanha, assinou um acordo de compra para a aquisição da empresa energética alemã Steag ao consórcio Kommunale Beteiligungsgesellschaft (KSBG), que representa as empresas municipais das cidades de Dortmund, Duisburg, Bochum, Essen, Oberhausen e Dinslaken. EnergíasRenovables.

Sem comentários: