Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Aumenta a pressão para a suspensão da mineração em águas profundas

Um robô mineiro de 25 toneladas está a ser testado na zona de Clarion Clipperton, rica em minerais, no Oceano Pacífico.

  • Os grupos de pescadores que representam um terço do comércio mundial de atum, bem como os principais fornecedores de supermercados, são os últimos grupos a apelar a uma pausa na extração mineira em águas profundas, após um novo estudo ter sugerido que as zonas de pesca de atum tropical no Pacífico se sobreporiam aos planos de extração mineira. Os parceiros da Global Tuna Alliance, que representam 32% das vendas globais de atum e representam a Sainsbury's, Waitrose, Asda, Marks & Spencer e Aldi no Reino Unido, juntaram-se à Sustainable Seafood Coalition, constituída por 45 empresas britânicas de produtos do mar, para condenar a corrida à extração mineira no fundo do mar. Karen McVeigh, The Guardian.
  • Uma enorme descoberta de minerais na Noruega poderá fornecer baterias e painéis solares para os próximos 50 anos. Ally Wybrew, Euronews.
  • Os executivos que estavam a discutir os planos para exportar 14 milhões de toneladas de gás por ano da costa oeste do Canadá na LNG2023 negaram a presença do repórter da DeSmog Geoff Dembicki na cobertura da Global Gas Conference. Brendan DeMelle, DeSmog.
  • O projeto de construção de um centro de dados da Google, que irá consumir milhões de litros de água por dia, provocou a ira no Uruguai, que está a sofrer a pior seca dos últimos 74 anos. A escassez de água é tão grave no país que foi declarado o estado de emergência em Montevideu e as autoridades adicionaram água salgada ao abastecimento público de água potável, provocando protestos generalizados. Os críticos afirmam que o governo está a dar prioridade à água para as multinacionais e o agronegócio em detrimento dos seus próprios cidadãos. Daniel Peña, investigador da Universidade da República em Montevidéu, disse: "Apenas uma pequena parte da água no Uruguai é usada para consumo humano. A maior parte é usada para grandes indústrias agrícolas, como a soja, o arroz e a polpa de madeira. Agora temos o Google a planear utilizar enormes quantidades de água". Grace Livingstone, The Guardian.
  • Desflorestação da Amazónia no Brasil cai 34 por cento com Lula. AP/Euronews.

Sem comentários: