Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Londres - ativistas do clima reformulam letra de sucesso das Spice Girls em protesto na Assembleia geral do Barclays

  • A assembleia geral anual do Barclays foi perturbada por ativistas do clima que utilizaram citações inspiradas em Shakespeare e letras reformuladas de um êxito das Spice Girls (Stop) para condenar o papel do banco como um dos maiores financiadores europeus de combustíveis fósseis. Dezenas de ativistas de grupos como o Fossil Free London e o Extinction Rebellion UK iniciaram a sua ação menos de cinco minutos após o início da reunião em que o seu presidente, Nigel Higgins, se dirigia aos acionistas no QEII Centre em Westminster, no centro de Londres. Um coro foi o primeiro a interromper, com uma interpretação da canção Stop das Spice Girls. Retrabalhando a letra do clássico dos anos 90, o grupo cantou: "Parem já, acabou-se o petróleo e o gás, parem de queimar combustíveis fósseis e acabem com esta loucura... ei, vocês, a queimar a Terra, têm de parar agora, querida, já estamos fartos... seu banco sujo, sujo". Minutos depois de o presidente do banco ter dado instruções à segurança para retirar o grupo coral, outro manifestante levantou-se, gritando: "Vocês são os piores financiadores de combustíveis fósseis da Europa". Outro dirigiu-se diretamente ao presidente do banco, gritando: "Nigel, não tens filhos... não te preocupas com o planeta? Não se preocupam com os vossos filhos?". Kalyeena Makortoff, The Guardian.
  • Consulta pública: Projeto de Ampliação da Pedreira "Monte d´El-Rei MJ" - Bencatel/Vila Viçosa. A pedreira possui uma área licenciada de 26 500m2 para exploração de mármore.  A empresa exploradora pretende uma ampliação da pedreira, para um total de 60 600m2.
  • A UE proíbe a importação de produtos relacionados com a desflorestação. A nova lei exige que as empresas obtenham declarações de "diligência devida" antes de introduzirem produtos na Europa. Hamish Boland-Rudder, ICIJ.
  • A Google está a rentabilizar vídeos que promovem a desinformação sobre a crise climática no YouTube. O relatório publicado pela coligação Climate Action Against Disinformation destaca 100 vídeos em que a Google publicou anúncios com mentiras flagrantes sobre a crise climática. Stuti Mishra, Independent.
  • A Agência de Controle de Poluição do Minnesota está a processar os proprietários de um posto de gasolina em Elgin, alegando que eles vazaram 10.000 galões de gasolina ao longo de 41 dias no ano passado, com parte do combustível contaminando o sistema de água da comunidade. A queixa diz que a Gurek Inc., proprietária e operadora da estação Cenex na Second Avenue NE, contornou conscientemente o equipamento de segurança que teria impedido o vazamento. O estado exige indemnização de mais de US $ 1 milhão gastos até agora na limpeza e descontaminação que vem fazendo desde março de 2022, quando o vazamento foi descoberto. Catharine Richert, MPR.

Sem comentários: