sábado, 13 de maio de 2023

Lagos: projeto do Hotel Apartamento Atalaia em consulta pública

  • Consulta pública até 23 de junho: Hotel Apartamento Atalaia, Monte da Atalaia, Lagos. Á rea de construção 23.000 m2, 201 unidades de alojamento, num total de 402 camas, 5 estrelas.
  • A Horta do Alto da Eira, na Penha de França, vai ser palco do Festival Regador, que decorre durante este fim-de-semana. Vai ser um ponto de encontro de pessoas e de projetos de agricultura coletiva, que têm florescido em Lisboa. Lisboa para pessoas.
  • O governo espanhol aprovou mais de 2 mil milhões de euros de ajudas à seca. Cerca de 636,7 milhões de euros serão ajudas diretas aos agricultores e criadores de gado. O Estado assumirá a construção de centrais de dessalinização na Catalunha, em Málaga e em Almeria. Climática.
  • Águas engarrafadas obrigadas a reduzir a sua oferta devido à seca. Wattwiller na Alsácia, Hépar nos Vosges ou Volvic em Auvergne, o futuro do setor está nublado. Marina Fabre Soundron, NovEthic.
  • Um consórcio de 7 empresas anunciou planos para uma redede hidrogénio na Alemanha. O objetivo é ligar instalações industriais e potenciais terminais de importação. Como se sabe, há um conflito sobre se o hidrogénio deve ser utilizado principalmente em aplicações industriais ou se é desejável uma utilização muito mais ampla em áreas como os transportes ou o aquecimento residencial. Parece que estas empresas, embora não o digam diretamente, estão a planear o primeiro cenário.
  • Dois grupos ambientalistas processaram a Shell, alegando que as emissões atmosféricas da sua nova e enorme fábrica petroquímica a cerca de 30 milhas a norte de Pittsburgh violaram repetidamente as leis federais e estaduais de qualidade do ar e excederam em muito os limites estabelecidos na sua licença de funcionamento. A fábrica foi inaugurada oficialmente em novembro de 2022, após meses de testes. Jon Hurdle, ICN.
  • O diretor de Transição Energética e Energias Renováveis da estatal Petrobras, Maurício Tolmasquim, afirmou que a petroleira pretende ampliar a oferta do combustível em 50 milhões de m3/dia até 2027. É cerca de 40% da atual produção brasileira, de 130 milhões de m3 diários. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, quando ainda era senador, foi um dos autores da proposta de regulamentação das eólicas offshore no Brasil. Outra aposta da Petrobras é na captura e armazenamento de dióxido de carbono. Esta tecnologia, ainda em fase de projeto, permite que as petrolíferas adiem a sua morte já que poderiam captar gás carbônico e armazená-lo, evitando assim as emissões. Célia Mello, ClimaInfo.
  • O governo australiano aprovou a abertura de uma nova mina de carvão. A mina, a ser desenvolvida pela Bowen Coking Coal, 28 km a leste de Moranbah, junto a cinco outras minas de carvão, deverá produzir cerca de 500 000 toneladas de carvão metalúrgico por ano durante cinco anos. O carvão metalúrgico, também conhecido como carvão de coque, é utilizado na produção de aço. Os defensores do clima já apelaram ao governo para que abandonasse o projeto, de acordo com o parecer científico de que não devem ser desenvolvidos novos projetos de combustíveis fósseis se o mundo quiser limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Lisa Cox, The Guardian.

Sem comentários: