- A mineração do mar profundo ao largo dos Açores ficará proibida nos próximos 27 anos, até 1 de janeiro de 2050, de acordo com uma moratória aprovada por unanimidade pelo parlamento açoriano, sob proposta do BE e do PAN. Sónia Santos Dias, JNegócios.
- Os municípios com menos água, como o Algarve, devem criar taxas turísticas que possam reverter para o investimento em água, conservação da natureza ou gestão de resíduos, sugeriu o ministro do Ambiente e Ação Climática. Duarte Cordeiro recomendou que os municípios desenhem "tarifários inteligente”, para que quem consome mais água pague mais. Lusa. Via Agroportal.
- Guarda prepara plano de ação para reduzir consumos de água. Os seis municípios do PNSE –Guarda, Covilhã, Manteigas, Seia, Gouveia e Celorico da Beira — estão a elaborar um plano de avaliação dos recursos hídricos daquela área protegida para perceber o seu potencial, que deve ficar concluído nos próximos “três a quatro meses. Lusa. Via Eco. O presidente da CM da Guarda fala em mais barragens para a região. Os estudos encomendados têm contado com a colaboração técnica de potenciais interessados como a EDP, a Iberdrola, a Galp e a Endesa?
- Consulta pública até 5 de junho: Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão. Projeto do Aproveitamento Hidroagrícola de Santulhão constituído pela barragem da Alamela e por uma captação feita a partir de uma linha de água que passa no local da Alentelha e pela rede de rega de Santulhão, localizado em Vimioso, Bragança.
- A Arábia Saudita e Rússia apelaram ao Banco Mundial para aumentar o seu apoio financeiro à captura e armazenamento de carbono. Matteo Civillini, CCN. Claro. Ambos estão interessados em aumentar a produção de gás e petróleo.
- O Presidente do Chile Gabriel Boric anunciou que o seu governo irá nacionalizar a indústria de lítio do país, o segundo maior produtor mundial. NINIAN CARTER, GN.
Sem comentários:
Enviar um comentário