quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

UE: proibida a venda de novos automóveis a combustíveis fósseis a partir de 2035

  • O Parlamento Europeu aprovou formalmente uma lei para proibir a venda de novos automóveis a gasolina e a diesel na UE a partir de 2035. Os estados membros da UE já aprovaram a legislação e vão agora ratificar a sua decisão, havendo ainda muito debate pela frente sobre as medidas propostas contra veículos maiores de carga e de passageiros. France24.
  • As alterações climáticas estão a provocar uma subida do nível do mar mais rápida do que durante 3.000 anos, trazendo uma "torrente de problemas" a quase mil milhões de pessoas, alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres. Falando no Conselho de Segurança da ONU, referiu "um êxodo em massa de populações inteiras a uma escala bíblica", uma vez que algumas nações poderiam deixar de existir. O secretário-geral da ONU observou também que a subida do nível do mar pode atuar como um multiplicador de ameaças com "implicações dramáticas" para a paz e segurança globais. Guterres citou investigações da Organização Meteorológica Mundial mostrando que mesmo que o aquecimento global seja limitado a 1,5C acima dos níveis pré-industriais, de acordo com um objetivo do Acordo de Paris, ainda haverá uma subida considerável do nível do mar. Enumerou várias "megacidades" sob ameaça, como Cairo, Dhaka, Xangai, Londres, Nova Iorque e Buenos Aires. Fontes: The Guardian, The Independent.
  • A Contemporary Amperex Technology (CATL), uma empresa chinesa e líder mundial no fornecimento de baterias para veículos elétricos, vai fornecer tecnologia e apoio à fábrica de baterias de lítio-ferro da Ford Motor, um projeto  de 3,5 mil milhões de dólares em Michigan. A nova fábrica poderá beneficiar plenamente dos benefícios fiscais da Lei de Redução da Inflação do governo federal dos EUA sem investimento financeiro direto da CATL. ZHANG YUSHUO, Yicai.
  • Calamidades ambientais podem ser colossais janelas de oportunidades monetárias. Querem agoraangariar 10 mil dólares para apoiar vítimas do descarrilamento de comboio no Ohio que transportava vagões com substâncias tóxicas e cancerígenas. Exigem-nas à administração Biden que certamente os ajudará com as mesmas mãos largas que têm prodigalizado apoios militares a vários países.
  • Turbinas eólicas e painéis solares geram eletricidade quase suficiente para alimentar todas as casas na China. Dan Murtaugh, Bloomberg.
  • A Aliança Social e Ambiental da Indústria do Gás (GISERA), membro da agência científica CSIRO, recebe um terço do seu financiamento da indústria do gás. Nessa qualidade, fez o frete de defender que o governo do Território do Norte, Austrália, poderia compensar todas as emissões de gases com efeito de estufa provenientes da fraturação hidráulica da Bacia Beetaloo. A credibilidade da agência foi agora posta em causa pelo Australian Institute. Callum Foote, MWM.

Sem comentários: