segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Espanha: avenida em Valência perde pistas e estacionamento e ganha jardins e áreas arborizadas

  • A Avenida Ausiàs March em Valência vai passar a ter menos cinco pistas, para além de perder os lugares de estacionamento situados nas estradas de serviço, que desaparecerão completamente a favor de jardins, áreas arborizadas e até campos desportivos. Este poderá ser o esboço geral do que a Câmara Municipal pretende fazer com um dos principais acessos de Valência, que em dezembro último registou um fluxo médio de tráfego diário de 71.350 veículos. PACO MORENO, Las Provincias.
  • A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) apresentou queixa às autoridades competentes sobre a situação caótica de acumulação de lixo e resíduos no cruzamento da Travessa da Patela com rua do Ramil, na freguesia de Santa Joana em Aveiro. Tudo isto perante a passividade da Junta de Freguesia de Santa Joana e da Câmara Municipal de Aveiro. NA.
  • Países do Oceano Índico que desejam melhores salvaguardas para a vida marinha local através da actualização das quotas de pesca e restrição dos métodos de captura nocivos, enfrentam a resistência da União Europeia. A Índia pretende propor a eliminação da utilização de dispositivos de alta tecnologia para recolher grandes quantidades de vida marinha e o Quénia quer um limite para os dispositivos e mais transparência na pesca do atum. Mas a UE, que utiliza os métodos de pesca que outros países querem limitar, parece estar decidida a opor-se aos planos. Mais de 100 grupos de conservação ambiental apelaram ao fim da destruição de estoques e espécies marinhas provocados por métodos industriais que capturam um grande número de atuns. "Aspirar milhões de juvenis de atum ... não está bem", diz Nirmal Jivan Shah, ecologista das Seychelles. "Em que tipo de sociedade vivemos quando o valor do oceano é reduzido a uma lata de atum"? O atum albacora do Oceano Índico está atualmente listado como "pescado em excesso", de acordo com a Global Tuna Alliance. WANJOHI KABUKURU, AP.

Sem comentários: