- Ativistas do Climáximo estiveram à entrada da sede da The Navigator Company e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, em Lisboa, assim como à frente das infraestruturas da The Navigator Company e da Celbi, na Figueira da Foz para denunciar as fortes responsabilidades destas entidades na situação atual dos incêndios florestais em Portugal e nas vidas de milhares de pessoas: «Há responsabilidade direta das grandes celuloses, Navigator Company, Grupo Altri e a associação Celpa, nos incêndios florestais. O governo, através do ICNF e da APA, é conivente com a atual situação. A febre do eucalipto continua a queimar Portugal, destruindo as populações locais e enchendo de dinheiro os bolsos de acionistas. A The Navigator Company é a empresa que mais emite gases com efeito de estufa no país.» Climáximo.
- António Costa disse que Portugal não tem tempo a perder no combate contra as alterações climáticas, considerando decisivo o investimento nas energias renováveis como a gigabateria do Tâmega, que inclui três barragens, e que foi inaugurada. Concessionado à Iberdrola, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega tem uma capacidade de 1.158 megawatts e é capaz de armazenar 40 milhões de quilowatts, o equivalente à energia consumida por 450 mil casas durante 24 horas nas suas casas, tornando-se um dos maiores sistemas de armazenamento de energia da Europa. O complexo agrega três centrais hidroelétricas e três barragens. Em Daivões e Gouvães o projeto está concluído e, no Alto Tâmega, deverá estar concluído daqui a dois anos. Lusa/O Minho.
- A Câmara de Vila Verde pede que não se use água pública para lavar carros e casas, encher piscinas ou regar jardins. O Minho.
- A Administração do Porto de Aveiro adjudicou por 3,655 milhões de euros trabalhos de dragagem para manutenção dos fundos do Porto de Aveiro. NA.
- O Rio Maior, em zona próxima do Parque do Rio, foi alvo de mais uma descarga poluente, denuncia a CDU. Idêntica denúncia já tinha sido feita em Assembleia Municipal, no passado dia 30 de abril, mas a situação parece manter-se e até agravar-se. Fonte.
- Em Chantilly, cidadãos ajudam cientistas a salvar a floresta. Até ao fim de julho, 300 voluntários, acompanhados por investigadores, está a trabalhar para mapear a floresta de Chantilly. Maïwenn Lamy, Reporterre.
- Tribunal ordena ao governo do Reino Unido que explique como é que as políticas de carbono zero irão atingir os objetivos. Friends of the Earth, ClientEarth e o Good Law Project tinham interposto um processo sobre a principal estratégia do governo em matéria de alterações climáticas, argumentando que não tinham incluído as políticas de que necessitavam para cumprir os prometidos cortes de emissões. No acórdão proferido, o Juiz Holgate disse que a estratégia não tinha qualquer explicação ou quantificação de como os planos do governo iriam atingir a meta de emissões, e como tal não tinha cumprido as suas obrigações nos termos da Lei sobre Alterações Climáticas de 2008. Damien Gayle,The Guardian.
- Los Angeles criou uma brigada da água com competência para aplicar multas de até 600 dólares por abuso de regas de jardins. As autoridades da Califórnia anunciaram várias restrições à água este ano, incluindo uma que limita a rega ao ar livre a apenas um dia por semana. As restrições têm sido eficazes: o consumo de água da cidade diminuiu 9% em Junho passado, o menor consumo de água da cidade para qualquer mês de junho registado. Os jardins e os relvados estão a secar à medida que as pessoas sacrificam as suas plantas para conservar água. Angely Mercado, Gizmodo.
- Consulta popular até 30 de agosto: Migração Sedimentar para a Praia do Vau, Portimão. Alimentação artificial da praia ao longo de um troço com uma frente de mar de 1 350 m, constituídos pelas praias dos Três Castelos, Amado e Careanos, com as areias acumuladas na praia da Rocha ao longo das últimas décadas.

Sem comentários:
Enviar um comentário