Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Bico calado

  • A coisa pública pia fino em Vialonga. Há trabalhadores que trabalham sem brio e alguns menos de três horas por dia, passando os dias nos cafés, de baixa ou agarrados ao telemóvel, admite João Tremoço, presidente da Junta de Freguesia. O Mirante. Video.
  • O Tribunal de Contas critica a forma como foram comprados os 12 drones usados pela Força Aérea para prevenir incêndios florestais. O contrato foi feito por ajuste directo por alegada urgência imperiosa e, por isso, não teve fiscalização prévia do TC ao abrigo de uma lei especial para que os serviços do Estado respondessem com urgência aos efeitos da Covid-19. As entregas foram feitas com atrasos consideráveis, sofrendo a fornecedora uma penalização de 746 mil euros. Nuno Guedes, CNN Portugal.

  • "Os Estados Unidos também proíbem a venda a Cuba de medicamentos e dispositivos médicos vitais, tais como o agente inalante Sevoflurano, que é o remédio por excelência para aplicação de anestesia geral a crianças; e a Dexmetomidina, de particular utilidade para pacientes idosos, que muitas vezes para procedimentos cirúrgicos prolongados. Ambos são produzidos pela firma americana Abbot Laboratories. As crianças cubanas que sofrem de leucemia linfoblástica não podem utilizar Erwinia L-asparaginasa, um medicamento comercialmente conhecido como Elspar, uma vez que a empresa farmacêutica norte-americana Merck se recusa a vender o produto a Cuba. Washington também proibiu os Pastors for Peace Caravan de doar três ambulâncias Ford a Cuba. Os cubanos estão, além disso, sujeitos à recusa de vistos solicitados para participar em conferências no domínio da anestesiologia e da reanimação que têm lugar nos Estados Unidos. Isto cria mais barreiras para os anestesistas cubanos se atualizarem sobre a anestesiologia de ponta, o tratamento de pacientes gravemente doentes e os avanços alcançados no tratamento da dor. (…) Finalmente, temos o programa americano de imigração Cuban Medical Professional Parole que encoraja os médicos cubanos que estão a servir o seu governo no estrangeiro a desertar e a entrar imediatamente nos EUA como refugiados». William Blum, America’s deadliest export – Zed Books 2014, pp 197-198

Sem comentários: