sexta-feira, 15 de abril de 2022

Viana do Castelo: persistem as descargas poluentes na zona industrial de São Romão do Neiva

  • O ribeiro de Radivau, junto à zona industrial de São Romão do Neiva, Viana do Castelo sofreu duas fortes descargas poluentes. Desde julho de 2021 que este tipo de descargas se repetem, sem que as autoridades competentes tenham conseguido detetar os responsáveis. O ribeiro Radivau, desagua no rio Neiva, entre Castelo do Neiva, Viana do Castelo e Antas, no concelho de Esposende. O Minho
  • Ativistas da Extinction Rebellion colaram-se à sede da Shell e a um edifício do governo do Reino Unido em protestos para exigir ação sobre a crise climática. The Independent.
  • Os Ecoloxistas en Acción aplaudem o recente decreto que trava a mineração submarina em águas espanholas. O governo espanhol também aprovou uma moratória sobre as águas internacionais, tanto na Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos como na Convenção sobre a Diversidade Biológica.
  • O governo alemão pondera cortar os subsídios para veículos híbridos plug-in no final de 2022, antes do previsto inicialmente. “Os híbridos plug-in são comercializáveis e já não necessitam de financiamento público", disse o ministro Robert Habeck. O governo planeia reduzir gradualmente o apoio a veículos puramente eléctricos a bateria de 1 de Janeiro de 2023 a 2025. Edgar Meza,CEW.
  • Sete novos projetos de petróleo e gás aprovados desde que o relatório do IPCC apelou ao fim dos combustíveis fósseis. A Galp Energia, parceira do consórcio de gás liderado pela Exxon em Moçambique, espera começar a construir fábricas em terra no país africano em 2024Giulia Carbonaro, Euronews.
  • A 3ª maior baía do Pantanal está secando. Um berçário de peixes que já perdeu mais de 50% do seu território. LEANDRO BARBOSA, O Eco.

Sem comentários: