sexta-feira, 8 de abril de 2022

França: linha Bordeus - Toulouse é projeto faraónico que isola zonas rurais?

  • O primeiro-ministro francês assinou o protocolo de financiamento da futura linha ferroviária de alta velocidade entre Toulouse e Bordeaux. Enquanto os promotores do projeto se mostram encantados e evocam "um momento histórico" que marca o lançamento "irreversível" da construção de uma nova linha ferroviária, outros lamentam o que chamam "o projeto mais destrutivo dos próximos 30 anos para a ecologia e a despesa pública". Esta linha ferroviária é a primeira etapa do Grand Projet Ferroviaire du Sud-Ouest, apoiado á quase seis anos pelas autoridades francesas. O objectivo é a criação de duas linhas de alta velocidade: Bordeaux - Toulouse e Bordeaux - Espanha, passando pela cidade de Dax. Enquanto o investimento numa forma mais sustentável de mobilidade parece óbvio para alguns, outros têm uma visão pouco clara do desenvolvimento destes projetos faraónicos que consideram colidir com a realidade ambiental e financeira da região. Mr Mondalisation.
  • O parlamento esloveno aprovou por unanimidade a proibição geral da fraturação hidráulica para produzir gás naturalSebastijan R. Maček, EurActiv.

  • A Hellenic Petroleum inaugurou o que afirma ser o maior parque fotovoltaico com painéis bifaciais da Europa. O que torna estes painéis bifaciais especiais é que podem aumentar a produção utilizando o reflexo do que se encontra por baixo deles, por exemplo, cascalho branco. Localizado na área de Kozani, na Grécia, o parque solar de 204,3 MW é o maior projeto operacional de fontes de energia renováveis na Grécia e no Sudeste da Europa. Com capacidade para produzir aproximadamente 350 GWh por ano, a central fotovoltaica deverá cobrir as necessidades de 75.000 lares com emissões zero. SVILENA IOTKOVSKA, The Mayor.
  • O Ministro Federal do Ambiente Steven Guilbeault aprovou o megaprojeto petrolífero offshore da Bay du Nord. Os promotores do projeto dizem que vai impulsionará a economia da Terra Nova e do Labrador. Os ambientalistas estão furiosos. Darrell Roberts, CBC.
  • O governo indonésio vai avançar com uma acção judicial contra a tailandesa Exploration & Production relacionada com os danos económicos e ambientais sofridos pela população local em redda zona de Kupang, na sequência do derrame de petróleo de Montara em 2009. Energy Voice.
  • Um novo tipo de painel solar, desenvolvido por Carvey Ehren Maigue, estudante de engenharia eléctrica na Universidade Mapua, Filipinas, capta a luz ultravioleta invisível do sol que a faz passar mesmo por uma densa cobertura de nuvens. O conceito utiliza partículas luminescentes de resíduos de fruta e vegetais que absorvem a luz UV e a convertem em luz visível. Uma película solar converte então essa luz visível em energia. Chris Young, The Brighter Side News.

Sem comentários: