sábado, 26 de fevereiro de 2022

Ovar: suspenso o abate de árvores no perímetro florestal

  • O Ministério do Ambiente suspendeu por 30 dias o abate de árvores no perímetro florestal de Ovar. Tempo para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas fazer uma avaliação de todas as hastas públicas e demais operações em curso, devendo ser confirmada a sua conformidade legal e regulamentar e ponderada a sua oportunidade. Ovar News.
  • Lisboa não é uma cidade amiga de quem anda a pé, conclui uma avaliação de peritos europeus. Público 25fev2022.
  • governo francês vai injetar cerca de 2,1 mil milhões de euros na EDF para aliviar as perdas financeiras provocadas pela desativação de reatores nucleares e para o Estado poder fornecer energia abaixo dos preços de mercado. The Guardian.

    • Cinco grandes corporações energéticas europeias estão a processar quatro países por criarem obstáculos para projetos de carvão, petróleo e gás em nome do combate às mudanças climáticas. Holanda, Itália, Polónia e Eslovénia enfrentam ações no valor de quase € 4 biliões que aproveitam buracos legais. A poderosa RWE alemã diz que entende a importância da transição energética, mas quer ser ressarcida pelos prejuízos causados pelas políticas desses países. FT, via The New York Ledger. Essas empresas estão entre as principais responsáveis pelo aquecimento global e querem ser compensadas pelo encerramento das suas fábricas. Não deveriam ressarcir a humanidade pelos danos que causaram?
    • Conceitos como “verde” e “sustentável” são suficientemente vagos para fundos e bancos oferecerem produtos ESG (Environmental, Social andGovernance) para uma procura crescente de pessoas e empresas querendo mostrar responsabilidade. Há muita venda enganosa – às vezes criminosa, pouco transparente – o que pode levar o mundo ESG para uma crise de credibilidade. Uma diretora de negócios escolheu uma plataforma de investimentos oferecendo a sua carteira de papéis verdes. Ela descobriu, depois, que a maior parte doportfólio era composta de ações de bancos e não, como esperava, de empresas quedesenvolvem energia limpa. Estima-se que haja no mundo todo quase US$ 3 trilhões em papéis pintados com 50 ou mais tons de verde espalhados por quase 6.000 fundos, ¾ deles baseados na Europa. Uma pesquisa feita no ano passado analisou cerca de 600 fundos de equity que se apresentavam como aderentes aos princípios ESG. Mais de 400 deles não estavam alinhados com as metas do Acordo de Paris. ClimaInfo.
    • No México, as comunidades Nahua e muitas outras organizações, apelam ao boicote às empresas de engarrafamento de água como a francesa Danone. O apelo foi feito horas depois de terem sido violentamente retiradas pelos militares do centro comunitário que tinham construído sobre o que era anteriormente uma fábrica de engarrafamento de água, propriedade da marca Bonafont da Danone. Tamara Pearson, Green Left.

    Sem comentários: