sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Venda e circulação de SUVs continuaram a subir

  • O número de SUVs nas estradas mundiais aumentou em mais de 35 milhões nos últimos 12 meses, aumentando as emissões anuais de CO2 em 120 milhões de toneladas. Os SUVs estão entre as principais causas do crescimento das emissões de dióxido de carbono relacionadas com a energia ao longo da última década. Laura Cozzi e Apostolos Petropoulos, IEA.
  • A central nuclear Kursk-1, na Rússia, que foi ligada à rede em dezembro de 1976 e iniciou a sua plena exploração comercial em outubro de 1977, foi definitivamente encerrada. Uma central idêntica, Kursk-2, que começou a funcionar comercialmente em agosto de 1979, será a próxima a ser desativada. David Dalton, Nucnet.
  • Agentes da Polícia Montada canadiana romperam um bloqueio indígena e prenderam 32 pessoas, incluindo dois jornalistas, na sequência do conflito contra a construção do gasoduto Coastal GasLink que atravessa o território Wet'suwet'en, na Columbia Britânica, Canadá. A intervenção ocorreu dias depois de membros da tribo Gidimt'en ter emitido uma ordem de despejo, cortado o acesso a um ponto chave de trabalho do gasoduto, e dado às equipas de construção oito horas para evacuar pacificamente a área antes de a estrada principal para o território do Lhudis Bin ter sido encerrada. As comunidades locais pretendem preserver as águas ditas sagradas do rio Wet'suwet'en, fonte de água potável e berço do salmão. Mitchell Beer, The Energy Mix.
  • Um editorial do Boston Globe desmascara os mitos do senador democrata Joe Manchin sobre o projeto de lei Build Back Better, argumentando que ele beneficiaria todos, desde famílias com crianças a mineiros de carvão, fabricantes de automóveis e pequenas empresas. Sobre as medidas climáticas, o documento diz: "A versão do projeto de lei em que Manchin se absteve, que incluía 555 mil milhões de dólares para energia limpa e medidas de redução de emissões, já tinha sido cortada muito abaixo do que os peritos consideravam ser necessário para os EUA cumprirem plenamente as suas obrigações de redução de gases com efeito de estufa ao abrigo do Acordo Climático de Paris. Embora o apoio de Manchin à indústria do carvão tenha sido sempre uma das principais bases da sua oposição às medidas climáticas, o sindicato dos mineiros exortaram-no a inverter o rumo e apoiar o projeto de lei Build Back Better. Via Small Business.
  • Os campos de trigo do México ajudam a alimentar o mundo, mas libertam um perigoso gás de estufa. Os agricultores espalham pesadas doses de fertilizante no solo, irrigam.no e esperam dias ou semanas antes de fazerem as plantações. Nestas condições húmidas, os organismos do solo decompõem um composto chamado nitrato num processo que liberta óxido nitroso no ar. Os cientistas sabem que nestes momentos e condições precisas - quando a água se mistura com fertilizante de azoto, e quando nenhuma cultura está no solo para o absorver - enormes surtos de gás de óxido nitroso são libertados para a atmosfera. Joshua Partlow e Chris Mooney, The Washington Post.
  • A plataforma de perfuração Valaris JU-107 Jack-up, ao serviço da Carnarvon Energy, vai iniciar perfurações ao largo de Timor Leste. Se for bem sucedida, poderá desbloquear mais de 30 milhões de barris de petróleo. Damon Evans, Energy Voice.

Sem comentários: