terça-feira, 26 de outubro de 2021

Paris: forte investimento em infraestruturas de apoio à circulação de bicicletas

  • Paris quer tornar-se uma das cidades mais amigas da bicicleta na Europa com planos para se transformar numa "cidade ciclista" até 2026. A capital francesa está a investir 250 milhões de euros em melhorias significativas das infra-estruturas e manutenção da bicicleta nos próximos quatro anos. A partir deste ano, Paris já tem mais de 1.000 km de ciclovias seguras, incluindo cerca de 52 km de "coronapistas" que foram temporariamente introduzidos durante a pandemia. Prevê agora torná-los permanentes e acrescentar mais 130 km de ciclovias seguras para encorajar as pessoas a pedalar na cidade. Rosie Frost, EuroNews.
  • Um patrocinador da cimeira do Clima é um grande emissor de metano. Utilizando uma câmara de infravermelhos, James Turitto, da Clean Air Task Force, registou emissões de metano de várias infra-estruturas de gás operadas pela National Grid. Joe Lo, CHN.
  • O maior processador de marisco do Reino Unido ameaça deixar de fornecer peixe do Atlântico Nordeste a menos que os estados costeiros, incluindo o Reino Unido, Noruega, Islândia, Rússia e as Ilhas Faroé, cheguem a um acordo adequado sobre a gestão dos estoques este mês. A Young's Seafood juntou-se à Tesco, Co-op, Princes, Aldi, Asda, Waitrose, Marks & Spencer e outros retalhistas e fornecedores para apelar a uma ação urgente dos ministros no sentido de gerir os estoques de cavala, arenque e verdinho de forma mais sustentável. Durante mais de uma década, os Estados que pescam no nordeste do Atlântico não conseguiram chegar a acordo sobre quotas em conformidade com os limites sustentáveis estabelecidos pelos cientistas. O resultado tem sido um declínio de todas as três populações. No total, as capturas excederam os limites sustentáveis em 4,8 milhões de toneladas desde 2015. A crise fez com que três empresas pesqueiras perdessem a sua certificação sustentável por parte do Marine Stewardship Council.Karen McVeigh, The Guardian.
  • Os automóveis poluentes têm agora de pagar para circular num raio de 140 milhas quadradas de Londres. Kristin Toussaint, Fast Company
  • As secretas norte-americanas divulgaram uma "avaliação sombria" na sua primeira Estimativa da Inteligência Nacional sobre Alterações Climáticas, dizendo que o aquecimento conduzirá a "crescentes tensões internacionais, e os efeitos serão mais sentidos nos países mais pobres, que são os menos capazes de se adaptar. O relatório também adverte para os riscos se as tecnologias de geo-engenharia futurista forem utilizadas por alguns países agindo isoladamente. Gordon Corera, BBC.
  • Na Carolina do Norte, processo ambiental desafia a produção de biogás a partir de resíduos de porcos. Os defensores dos direitos civis e do ambiente questionam o Department of Environmental Quality que permite as operações de biogás suíno, apontam para um impacto desproporcionado nas comunidades de cor. NC HealthNews.
  • Sede ecologistas, mas não ao ponto de questionardes o atual sistema capitalista. Esta é a mensagem de 'Sydney & Max', uma das séries da Disney. Manuel Ligero, Climatica.

Sem comentários: