Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Reino Unido: governo paga estadia de quarentena e vacinas a delegados de países da lista vermelha Covid

  • «Há falta de água, mas a uns cortam e a outros deixam aumentar?» Associação dos Beneficiários do Mira limitou acesso à água da Barragem de Santa Clara. Ao impor uma tabela por hectare, afecta mais os pequenos agricultores, obrigados a cortar na sua de subsistência. Ana Dias Cordeiro, Público, 6set2021.
  • O governo britânico vai pagar as estadias de quarentena em hotéis para os delegados que viajam para a cimeira climática a partir dos países da atual lista vermelha - Afeganistão, Angola, Argentina, Bangladesh, Bolívia, Botswana, Brasil, Burundi, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Egito, Eritreia, Suazilândia, Etiópia, Geórgia, Guiana, Guiana Francesa, Haiti, Indonésia, Quénia, Lesoto, Malawi, Maldivas, Mayotte, México, Moçambique, Mongólia, Myanmar, República Democrática do Congo e República Dominicana. Estão também a ser oferecidas vacinas aos "delegados acreditados" que de outra forma não conseguiriam obter uma vacina. Os delegados dos países da lista vermelha que estão totalmente vacinados terão de ficar em quarentena à chegada durante 5 dias, enquanto que os que não estão vacinados terão de permanecer em isolamento durante 10 dias. A oferta de financiamento para a quarentena em hotéis cobre os delegados das organizações, observadores e jornalistas oriundos de países da lista vermelha e que de outra forma teriam dificuldade em assistir à cimeira que se realiza entre 31 de outubro e 12 de novembro. Hamish Penman, Energy Voice. Este doce parece ter sido oferecido para calar o pedido de 1.500 grupos ambientalistas para se adiar esta cimeira devido a enormes dificuldades dos representantes dos países mais pobres e vulneráveis se fazerem representar e expressar os seus pontos de vista. O governo britânico diz que esta medida se destina a garantir que as vozes dos mais afetados pela crise climática sejam ouvidas nesta cimeira histórica. Ficando de quarentena pelo menos um terço do tempo da cimeira, os representantes de 34 países e seus assessores, irão certamente fazer-se ouvi através de meios digitais disponibilizados pela Cimeira. Não poderiam fazer o mesmo a partir dos seus próprios países? A pegada ecológica não seria tão brutal. 

  • A Guarda Costeira dos Estados Unidos investiga cerca de 350 derrames de petróleo no Golfo do México, na sequência do furacão Ida. Reuters.
  • As alterações climáticas e o capitalismo estão a forçar os agricultores chilenos a abandonarem as suas terras. A seca severa e um sistema de água privatizado deixaram os pequenos produtores sem água. Com a escassez crítica de água e um sistema que privilegia as operações agrícolas em grande escala em detrimento dos produtores artesanais, muitos pequenos agricultores estão agora a mudar-se para as cidades. Agostino Petroni e Sandali Handagama, Nexus.

Sem comentários: