terça-feira, 24 de agosto de 2021

Reino Unido: petrolíferas fizeram afirmações falsas sobre o custo de produção de hidrogénio combustível fóssil para aceder a subsídios públicos

  • Barragem da Iberdrola em Espanha deixa agricultores portugueses sem água. Fracos caudais do Tejo, controlados na barragem de Alcântara, traduzem-se em quebras de produção elevadas e em consequências profundas na fauna e flora envolvente. Governo espanhol anunciou abertura de investigação às barragens da Iberdrola. Esquerda.
  • Greta Thunberg acusou o Reino Unido de mentir sobre o seu progresso no combate às alterações climáticas. Falando no lançamento do Índice de Risco Climático das Crianças da Unicef, Thunberg disse que «é mentira que o Reino Unido seja um líder climático e que reduziu as suas emissões em 45% desde 1990», sublinhando que «as estatísticas não incluem a quota do Reino Unido nas emissões da aviação internacional, transporte marítimo e mercadorias importadas. Se não incluir todas as emissões, é claro que as estatísticas vão parecer muito mais simpáticas. Espero realmente que deixemos de nos referir ao Reino Unido como um líder climático, porque se olharmos para a realidade isso não é verdade. Eles apenas são muito bons na contabilidade criativa do carbono.» Madeleine Cuff, The i newspaper.
  • Stuttgart vai celebrar o Dia do Papel Higiénico a 26 de Agosto, uma ocasião destinada a sensibilizar para a história deste produto e alertar para o quenão deve ser lançado no sifão. Os sanitários não são caixotes de lixo e, apesar da longa história da produção de papel higiénico na Alemanha, as pessoas ainda precisam de aprender a respeitar o sistema de esgotos, porque não é um poço sem fundo, mas um mecanismo delicado que se entope facilmente. Denis Balgaranov, The Mayor.
  • A Autoridade de Segurança Nuclear francesa aprovou o prolongamento da vida útil dos reactores nucleares mais antigos do país por mais 10 anos.  A operadora de electricidade EDF será responsável pela melhoria da segurança destas  centrais. Amanda Morrow, RFI.
  • Veneza está a oferecer aos seus cidadãos a oportunidade de adoptar um canteiro de flores. Após a inscrição dos interessados, a autarquia avaliará cada caso, sugerindo tipos de intervenção e fornecendo suporte técnico. Tzvetozar Vincent Iolov, The Mayor
  • As empresas petrolíferas fizeram afirmações falsas sobre o custo de produção de hidrogénio combustível fóssil para aceder a milhares de milhões em subsídios dos contribuintes, diz o ex-chefe do lóbi do hidrogénio. Chris Jackson demitiu-se de presidente de uma associação líder da indústria do hidrogénio, antes da publicação de um documento de estratégia governamental que apresentava o apoio ao hidrogénio azul, que é derivado de gás fóssil e produz emissões de carbono. Ele disse que não podia liderar uma associação industrial que incluía empresas petrolíferas que apoiavam projetos de hidrogénio azul, porque os esquemas não eram sustentáveis e não faziam qualquer sentido. Jillian Ambrose, The Guardian.
  • Uma fuga de metais pesados de uma mina no norte de Angola está a causar uma catástrofe ambiental sem precedentes, afetando cerca de 2 milhões de pessoas na República Democrática do Congo, dizem investigadores da Universidade de Kinshasa. Um reservatório utilizado para armazenar poluentes mineiros colapsou numa área de mineração de diamantes nas províncias de Lunda Sul e Lunda Norte em Angola. Dois afluentes do rio Congo, os rios Tshikapa e Kasai, ficaram vermelhos, matando peixes e causando diarreia entre as comunidades ao longo das suas margens, disse Tshimanga. Há relatos de hipopótamos mortos. Hereward Holland e Grant McCool, Reuters.

  • O lago Poopó, o segundo maior lago da Bolívia depois do Titicaca, ficou seco devido às alterações climáticas. O povo indígena aymara, que dependia do lago para a pesca e cultivo das suas terras, perdeu a principal fonte do seu sustento.
  • Os procuradores brasileiros pediram a um tribunal de falências que obrigasse as mineradoras Vale SA e BHP Group Ltd a pagar integralmente a dívida de 50,7 mil milhões de reais ($9,47 mil milhões) da sua joint venture Samarco. A Samarco pediu a protecção de falência em abril, enquanto tentava reestruturar a sua dívida, a qual deixou de cumprir após a rutura de uma barragem numa mina em 2015, matando 19 pessoas, libertando uma enorme torrente de lodo e interrompendo a produção. Os procuradores consideram os co-proprietários da Samarco responsáveis pela catástrofe e procuram uma ordem de restrição que os obrigue a cobrir a sua dívida. Os promotores disseram que ambos os acionistas utilizaram a Samarco para obter ganhos imediatos durante um boom de preços do ferro, que dizem ter precipitado o colapso da barragem. Carolina Mandl, Marta Nogueira, Christian Plumb e Peter Cooney, Hellenic Shippping News.
  • Um novo relatório da Unicef adverte que quase metade dos 2,2 mil milhões de crianças do mundo já estão em risco extremamente elevado devido aos impactos das alterações climáticas. A análise conclui que quase todas as crianças em todo o mundo já se encontravam em risco de pelo menos um tipo de perigo ambiental, como ondas de calor, inundações, ciclones, seca e poluição atmosférica. Mil milhões de crianças vivem em 33 países que enfrentam simultaneamente três ou quatro impactos, incluindo a Índia, a Nigéria e as Filipinas, e grande parte da África Subsaariana. Damian Carrington, TheGuardian.

Sem comentários: