Serra da Freita: Desportos radicais andam a destruir turfeiras e zonas húmidas subturfosas
- As turfeiras e zonas húmidas subturfosas da Serra da Freita estão a ser destruídas por eventos de desportos radicais que envolvem jipes e veículos todo o terreno. Tudo em área de Rede Natura 2000 e a complacência das autoridades locais. As turfeiras são importantes sumidouros de carbono, responsáveis pela regularização do fluxo da água e pela sua qualidade, evitando ou reduzindo danos das chuvas de inverno e mantendo o fluxo dos rios no verão, importantíssimos hotspots de biodiversidade, incluindo espécies insectívoras. Paulo Silveira, FB.
- O Fundo Azul só executou um quarto do orçamentado nos últimos cinco anos. “Regra geral, o orçamento anual inscrito para o Fundo Azul tem sido na ordem dos 13 milhões de euros”, diz o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos. Mas, em cinco anos, apenas executou 17 milhões. Teresa Silveira, Público 14jun2021. Será que estes fundos europeus estão a servir de propaganda politico-partidária?
- A cimeira do G7 terminou com as nações ricas reafirmando o seu objectivo de limitar o aquecimento global a 1,5C, e concordando em proteger e restaurar 30% do mundo natural até ao final desta década, mas não conseguindo fornecer os fundos que os peritos dizem que serão necessários para atingir tais objectivos. Fiona Harvey, The Guardian.
- Os eleitores suíços rejeitam por pouco os planos do governo de uma taxa sobre o combustível para automóveis e um imposto sobre os bilhetes de avião. As medidas foram concebidas para ajudar a Suíça a cumprir os objetivos no âmbito do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas. Muitos eleitores parecem ter-se preocupado com o impacto na economia à medida que o país tenta recuperar do Covid-19. Os opositores também assinalaram que a Suíça é responsável por apenas 0,1% das emissões globais, e expressaram dúvidas de que tais políticas pudessem ajudar o ambiente. A votação, sob o sistema de democracia directa da Suíça, foi de 51% contra, 49% a favor. "O não de hoje não é um não à proteção do clima, é um não à lei sobre a qual votámos. Os debates das últimas semanas mostraram que muitas pessoas querem reforçar a protecção do clima, mas não com esta lei", afirmou a ministra do Ambiente Simonetta Sommaruga. Fontes: BBC e Reuters.
- A polícia indonésia investiga a morte de um político da ilha de Sulawesi que se opôs a um projeto de mina de ouro na ilha. Helmud Hontong, 58 anos, foi declarado morto à chegada ao Aeroporto Internacional Sultan Hasanuddin, na cidade de Makassar. Parecia estar de boa saúde antes de embarcar num voo da Lion Air na ilha de Bali, mas queixou-se de se sentir tonto cerca de 20 minutos após a descolagem. Helmud perdeu a consciência e o sangue correu-lhe da boca e do nariz, disse um companheiro de viagem. A mineira PT Tambang Mas Sangihe é detida em 70% pela canadiana Baru Gold Corporation e em 30% por interesses combinados. Agustinus Beo Da Costa, and Kate Lamb, Reuters.
Sem comentários:
Enviar um comentário