quarta-feira, 5 de maio de 2021

Finlândia: investigadores testam relitiação de baterias

  • Maia muda tarifa do lixo. Quem reciclar mais paga menos. Sistema tarifário dos resíduos vai ser desligado do da água, para se pôr em prática o princípio do poluidor-pagador. Abel Coentrão, Público 3mai2021.
  • Um consórcio dinamarquês testa o armazenamento de electricidade de centrais de energia renovável sob a forma de energia térmica em grandes tanques contendo pedras de basalto esmagadas, do tamanho de ervilhas. O primeiro protótipo de 10 MWh vai ser desenvolvido na Dinamarca e será alimentado por uma central eólica. Projeto semelhante está a ser desenvolvido nos EUA e vai ser ligado a uma central solar. Emiliano Bellini. PVMagazine.
  • Cientistas da Aalto University, Finlândia, que investigam os mecanismos de envelhecimento que afectam as actuais baterias de iões de lítio observaram que a perda de lítio ao longo do tempo é uma das principais causas de perda de desempenho. Com isto em mente, desenvolveram e testaram um processo de "relitiação" que promete eliminar muito do custo e complexidade da reciclagem de componentes e materiais das baterias. Marca Hutchins, PVMagazine.
  • Os acionistas do gás natural têm andado a farejar o mercado do hidrogénio para tentarem manter-se à tona na brilhante economia verde do futuro, mas essa porta já está a fechar-se. A empresa pública norte-americana Puget Sound Energy acaba de fechar um acordo sobre um novo projecto de hidrogénio verde que prevê o armazenamento de energia e a produção de combustível, ao mesmo tempo que empurra o gás natural para fora do mercado de produção de energia. Tina Casey, Clean Tecnica.
  • Em público, a Eversource Energy gosta de promover os seus objetivos de neutralidade carbónica e os seus investimentos em energia eólica offshore. Mas os funcionários da maior empresa pública da Nova Inglaterra deram um tom diferente durante uma apresentação da indústria em meados de março. Em vez de defenderem a redução das emissões, os funcionários da empresa delinearam uma estratégia defensiva para preservar a utilização do gás natural durante os próximos anos. A Eversource é identificada nos materiais de apresentação como co-líder de um "Consórcio Nacional de Combate à Eletrificação", ligado ao Centro de Soluções Energéticas, um grupo comercial sediado em Washington. Os slides identificavam mais 14 serviços públicos envolvidos nesta estratégia e sublinhavam que a missão do grupo era "criar materiais de marketing eficazes e personalizáveis para combater o movimento de electrificação/anti gás natural". Benjamin Storrow, E&E.
  • Por trás dos empresários que se reuniram com Salles, está a madeireira Rondobel, responsável pela extração da maior parte da madeira apreendida pela PF. Suas multas registradas no Ibama somadas chegam a mais de R$ 8 milhões. Alice Maciel, APublica.
  • Madeireiros invadem da sede de sindicato de trabalhadores rurais em Santarém. O motivo foi uma decisão judicial que suspendeu a exploração de madeira na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, após ação movida pelo sindicato, junto com representantes indígenas, que questionou a extração de madeira na Unidade. ClimaInfo.
  • A maioria dos grandes investidores cépticos sobre as ambições verdes dos grandes investidores petrolíferos. Inquérito aos accionistas institucionais levanta questões sobre a sua retórica. Attracta Mooney e Billy Nauman, FT. Já quase todos sabem como funciona o greenwashing e topam-no à distância.

Sem comentários: