- A Junta de Freguesia de Espinho, no concelho de Braga, deixou de aplicar glifosato nos espaços públicos à sua responsabilidade. O Minho. Bem hajam. O Ambiente agradece.
- O ProTEJO – Movimento Pelo Tejo denuncia, em carta aberta, que poluição proveniente de Espanha gera eutrofização no rio Tejo na albufeira de Monte Fidalgo e na barragem de Cedilho.
- A Assembleia Nacional francesa aprovou a criação de um delito de "ecocídio" como parte de um conjunto de medidas destinadas a proteger o ambiente e a combater a crise climática. A Assembleia também deu luz verde a um delito de pôr em perigo o ambiente, segundo o modelo de perigo de vida, punível com três anos de prisão e uma multa de 300.000 euros. TheHindu.
- Projecto de aeroporto para ricos ameaça uma jóia dos Pirenéus. Emmanuel Clévenot, Reporterre.
- Os gigantes mediáticos cantam em uníssono uma declaração da China e dos EUA afirmando que estão empenhados em trabalhar em conjunto e com outros países no combate à crise climática. Observadores calejados nas artes do greenwashing consideram esta uma mera operação de propaganda em vésperas do dia da Terra, - celebrado desde 1970 nos EUA em 22 de abril -, destinada a dar promover a nova administração norte-americana no palco mundial após 4 anos de de caos. A AP não embandeira em arco e cita o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Le Yucheng, como tendo afirmado que é pouco provável que a China faça novas promessas numa reunião sobre alterações climáticas convocada pelo Presidente Joe Biden para a próxima semana, porque, «para um país grande com 1,4 mil milhões de pessoas, estes objectivos não são facilmente atingidos. Alguns países estão a pedir à China que atinja os objectivos mais cedo. Receio que isto não seja muito realista». Fontes: BBC e AP/ABC.

Sem comentários:
Enviar um comentário