Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 20 de abril de 2021

Bico calado

  • No ano passado, David Cameron usou canais privados para pressionar altos funcionários do governo britânico para garantir empréstimos de emergência COVID-19 para a empresa Greensill, que fornecia financiamento da cadeia de abastecimento e o empregava como conselheiro. O antigo primeiro-ministro também detinha acções da Greensill, o que significa que tinha um interesse financeiro pessoal no resultado da decisão das Finanças. Embora os seus esforços não tenham sido bem sucedidos, documentos trocados entre Cameron e o actual Chanceler Rishi Sunak mostram que este último tinha "empurrado" os seus colegas das Finanças para ajudar a Greensill. Cameron admite agora que os seus pedidos deveriam ter passado pelos "canais mais formais", mas mantém que não quebrou nenhuma regra governamental. Transparency International.
  • O chefe da polícia de Merseyside, que se reforma agora, diz que 80% do orçamento da polícia devia ser utilizado para reduzir a pobreza e apenas 20 ser gasto no policiamento. The Guardian.
  • Mais de 18.000 empresas contratadas pelo Pentágono permanecem no Afeganistão, enquanto que as tropas oficiais são 2.500. Joe Biden irá retirar este pequeno grupo de soldados, deixando para trás as Forças Especiais dos EUA, mercenários e agentes dos serviços secretos - privatizando e reduzindo a guerra, mas não pondo fim a ela. Jeremy Kuzmarov, Covert Action Magazine.

Sem comentários: